Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh.

A menina foi encontrada dentro de uma panela de barro a cerca de 90 centímetros do chão e foi levada imediatamente para o hospital, onde se encontra a recuperar. “Quando estava a cavar uma cova para a filha, a pá atingiu uma panela de barro, que foi retirada e havia um bebé deitado nela”, explicou o chefe da polícia, de acordo com o Diário de Notícias.

Entretanto, a polícia iniciou uma investigação sobre o incidente. “Estamos a tentar encontrar os pais do bebé e suspeitamos que isto deve ter acontecido com o consentimento deles“, disse Singh.

A menina, que pesa pouco mais de um quilo, foi levada para o hospital onde lhe foi diagnosticada uma infeção nos pulmões. Os médicos que a estão a acompanhar afirmam que também ela nasceu prematuramente e estimam que tenha estado enterrada durante dois dias antes de ser encontrada.

De acordo com a ABC Austrália, os cuidados médicos da recém-nascida estão a ser financiados por um político local.

Este, porém, não é caso isolado na Índia, país que tem uma das piores proporções de género do mundo e onde as mulheres são frequentemente discriminadas e as meninas são vistas como um fardo financeiro, nomeadamente nas comunidades mais pobres.

Segundo o The Telegraph, este é o segundo caso este ano em que uma bebé do sexo feminino é enterrada viva em Uttar Pradesh – e este estado tem um dos piores rácios entre homens e mulheres: 862 mulheres em cada 1000 homens nas áreas rurais, de acordo com as informações do último censo do país realizado em 2017.

Os ativistas dizem que a tradicional preferência dos indianos por filhos rapazes significou mortes de milhões de raparigas ao longo dos anos por feticídio e infanticídio.

Embora a maioria dos fetos femininos indesejados seja abortada com a ajuda de clínicas ilegais de determinação de género, os casos de meninas mortas após o nascimento também são comuns.

Os abortos de crianças do sexo feminino na Índia aumentaram exponencialmente na década de 1970 quando as ecografias se tornaram mais acessíveis. O aborto selectivo por sexo foi proibido por lei em 1994, mas algumas clínicas ainda atendem famílias que não querem ter filhas.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.