Bebé de quatro meses com doença rara abandonado em hospital italiano

Um bebé de quatro meses, que sofre de uma condição potencialmente letal que o impede de apanhar sol, foi abandonado pelos pais num hospital em Turim, na Itália.

Um bebé com apenas quatro meses de idade foi abandonado num hospital em Turim, na Itália. Segundo a imprensa italiana, a criança sofre de uma doença de pele rara.

A La Stampa avança que Giovannino foi diagnosticado com ictiose arlequim, uma doença de pele muito rara que a deixa espessa e seca. O nome tem origem na palavra ichthys, do Grego antigo, que significa peixe – com esta condição, a pele fica com aparência escamosa.

Grande parte dos bebés que nascem com este problema morrem poucas semanas após o nascimento ou então, conforme explica o Observador, sobrevivem no máximo até aos 3 anos de idade. Esta condição atinge um bebé em dez milhões.

Ainda não são conhecidas as razões que levaram os pais a deixar o filho no hospital. Uma das enfermeiras do hospital Sant’Anna, disse desconhecer a razão, acrescentando que “o que é certo é que a criança foi abandonada“.

As enfermeiras do hospital aplicam-lhe creme hidratante todos os dias e vigiam-no por turnos. O bebé é mantido numa unidade de cuidados intensivos, porque não pode apanhar luz do sol diretamente.

Poucas horas depois de a história de Giovannino ter sido divulgada, várias pessoas entraram em contacto com o hospital, oferecendo-se para adotá-lo. As autoridades locais estão a tentar contactar os pais, além de estarem igualmente a estudar a possibilidade de arranjar uma casa de acolhimento temporária para a criança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …