A criança terá morrido devido ao calor após ficar no carro durante mais de sete horas. O pai, que é professor universitário, ter-se-á esquecido de levar a bebé à creche.
Esta terça-feira, uma bebé de 10 meses morreu no parque de estacionamento do campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Monte de Caparica, Almada. Madalena foi encontrada morta dentro do carro dos seus pais, vítima de uma aparente asfixia e golpe de calor.
O pai da criança, um professor universitário e diretor de departamento, foi quem descobriu a filha inconsciente e imediatamente ligou para o 112. Apesar dos esforços de reanimação, a bebé foi declarada morta no local.
De acordo com fontes policiais, o pai saiu de casa na manhã de terça-feira com a intenção de levar a filha à creche localizada no campus da FCT. No entanto, por razões ainda desconhecidas, não a deixou na creche e foi diretamente para seu escritório, avança o Correio da Manhã.
É possível que a criança estivesse a dormir, estando assim em silêncio e podendo o pai ter-se esquecido de a levar. As temperaturas atingiram um máximo de 26.º C na rua, mas dentro do carro trancado e com as janelas fechadas, esse valor pode ter facilmente alcançado os 50.º C.
Foi apenas por volta das 15h30, mais de sete horas depois, que o pai voltou ao veículo e encontrou a filha inconsciente no banco traseiro, ainda na cadeirinha, tendo chamado imediatamente o socorro.
Antes mesmo da chegada da GNR e do INEM, uma aluna, ex-bombeira com conhecimentos de primeiros socorros, tentou reanimar a bebé que já estava em paragem cardiorrespiratória.
O INEM mobilizou uma Viatura de Emergência e Reanimação e uma ambulância para o local. No entanto, o óbito foi declarado na presença da mãe de Madalena, que chegou à FCT nesse momento. A GNR estabeleceu um perímetro de segurança, e o Ministério Público entregou a investigação à PJ de Setúbal. O veículo foi rebocado para investigações adicionais.
Os pais, ainda em estado de choque, receberam apoio psicológico do INEM. Devem ainda prestar esclarecimentos às autoridades, inicialmente como testemunhas. O corpo de Madalena foi encaminhado para autópsia.
Nem quero imaginar…. um drama para aqueles pais que fica para a vida!
Para quando a obrigatoriedade de instalar em todos os automóveis um alarme para cadeiras de bebé quando se desliga o carro, tal como o alarme para médios acesos? Seria muito fácil evitar este tipo de tragédia…