Jogo das negociações ganha mais um capítulo. BE pediu ao Governo mais detalhes sobre as propostas

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro António Costa e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

O Bloco de Esquerda ouviu as propostas do Governo, mas querem ir mais além com um compromisso concreto, de modo a conhecer a “dimensão real” da aplicação das medidas.

O Bloco de Esquerda ouviu o Governo, mas quer “mais informações” sobre o “impacto real” das propostas nas duas matérias em que admitiu terem sido feitos avanços na negociação do Orçamento do Estado para 2021: o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a nova prestação social.

De acordo com o Público, o partido de Catarina Martins espera voltar a reunir-se com o Executivo para consolidar os avanços feitos na reunião de terça-feira.

Esta quarta-feira, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares disse que “não estão marcadas” novas negociações presenciais, mas não descartou que pudessem existir mais encontros até à realização da mesa nacional do Bloco, no domingo.

O Bloco assinalou alguns progressos, mas algumas das propostas feitas pelo Governo foram apresentadas oralmente. O partido quer vê-las esclarecidas antes de se pronunciar sobre o estado das negociações ou decidir o sentido de voto.

Entre elas estarão a calendarização por escrito para investimentos no Serviço Nacional de Saúde e as contratações de profissionais de saúde​, as condições de acesso à nova prestação social e o valor da mesma.

O BE apresentou quatro pilares, mas só dois deles viram avanços. A legislação laboral e o Novo Banco ficaram por terra. O Governo descartou negociar alterações à primeira, não só a respeito da limitação de despedimentos em empresas com lucros que beneficiem de apoios do Estado no contexto pandémico, quer no regresso a algumas das leis em vigor antes da troika.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …