BE e PCP em sintonia e a favor do fim do lay-off simplificado

António Cotrim / Lusa

Em vez de prolongar o lay-off simplificado, o Governo de António Costa avançou com o apoio extra à retoma da atividade económica. Apesar de a semana ter sido negra, marcada pelos maus indicadores económicos, o Executivo conta com o apoio dos ex-parceiros de geringonça.

José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, confessou ao Público que o partido nunca foi favorável a um prolongamento do regime de lay-off simplificado, pelo facto de o regime não ser escrutinável, não ter contrapartidas na protecção ao emprego precário e implicar uma perda de um terço do rendimento.

O PCP também vê defeitos neste regime, nomeadamente a perda de rendimentos e os “abusos” por parte de algumas empresas. “A medida aprovada pelo Governo também não garante a remuneração a 100%, mas cria condições para um aumento da recuperação de rendimentos”, disse Paulo Raimundo, membro do secretariado do comité central, ao diário.

A esquerda está alinhada e a favor do fim do lay-off simplificado. A expectativa de que o lay-off simplificado seria prolongado foi criada pelo ministro da Economia que, em declarações ao Expresso, disse que o Governo estava a equacionar “renovar o lay-off simplificado para empresas com quebras significativas de faturação”.

Mas a conclusão do Conselho de Ministros de segunda-feira foi diferente: foram aprovadas as medidas já previstas no Programa de Estabilização Económica e Social, que seriam o seguimento do lay-off simplificado que termina esta sexta-feira – mantém-se apenas para as empresas fechadas por razões sanitárias e as que ainda não esgotaram as prorrogações possíveis -, e acrescentou uma nova modelação à medida dirigida a empresas com quebra de faturação igual ou superior a 75%.

O apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade é uma medida mais indicada para a “fase de retoma”, de acordo com a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Esta semana, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o emprego revelaram que, até junho, a economia perdeu 183 mil postos de trabalho, e os patrões foram a Belém lembrar que sem lay-off simplificado e sem retoma o pior pode estar ainda para vir: mais desemprego.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …