BE gastou quase 15 mil euros com anúncios no Facebook nos últimos meses

O Bloco de Esquerda (BE), através da página oficial do seu órgão informativo, Equerda.net, foi o partido que mais gastou, nos últimos sete meses, em anúncios na rede social Facebook (14.582 euros), seguindo-se o Partido Socialista com 4.786 euros.

Entre março e 21 de setembro deste ano, apesar de não haver informações disponíveis sobre anúncios publicados na página do BE ou da coordenadora do partido, Catarina Martins, a página da Esquerda.net, órgão informativo do partido, investiu 14.582 euros em 38 anúncios, de acordo com a informação disponibilizada na biblioteca de anúncios do Facebook.

Esta biblioteca compila todos os anúncios pagos que tenham sido feitos naquela rede social desde março de 2019, permitindo verificar quais foram as entidades que investiram neste tipo de propaganda, quanto foi despendido, o número de anúncios que foram criados e se ainda se encontram ativos.

Do total gasto pelo BE em publicidade no Facebook, foram investidos 528 euros em cinco anúncios entre 9 de setembro e segunda-feira, dos quais apenas um ainda se encontra ativo.

Os socialistas foram a segunda força política que mais investiu em anúncios pagos, gastando 4.786 euros em 63 anúncios, ao longo de sete meses. Deste valor, 4.451 euros estão identificados como tendo sido pagos pela própria página do partido, não havendo referência em relação aos restantes 355 euros gastos.

A informação disponibilizada mostra também que o PS investiu recentemente 314 euros num anúncio publicado em 17 de setembro e que se encontra ativo. Já a página do secretário-geral do PS, António Costa, investiu 790 euros em três anúncios publicados em julho.

A lei que regula a propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial em período eleitoral explicita que a partir de 1 de agosto – data em que foi publicado em Diário da República o decreto-lei que marcou as eleições legislativas para 6 de outubro – é “proibida a propaganda política feita direta ou indiretamente através dos meios de publicidade comercial”.

No entanto, o mesmo diploma exclui da proibição anúncios publicitários, “como tal identificados, em publicações periódicas” que utilizem apenas a “denominação, símbolo e sigla do partido, coligação ou grupo de cidadãos e as informações referentes à realização de um determinado evento”, assim como anúncios publicitários nas estações de rádio, redes sociais e “demais meios de expressão” através da Internet.

A informação apresentada no relatório deste repositório mostra também que a Iniciativa Liberal investiu 2.745 euros em 61 anúncios pagos e a Coligação Democrática Unitária (CDU) 1.149 euros — dos quais apenas 477 euros têm a referência de ter sido pagos pela própria página — em 49 anúncios.

A CDU gastou ainda 270 euros entre 10 e 16 de setembro para publicar um anúncio. O partido Livre gastou 420 euros para se promover 11 vezes no Facebook, dos quais dois anúncios foram publicados em setembro.

Em relação ao Partido Social-Democrata, apenas foram investidos 350 euros entre março e 21 de setembro, não existindo qualquer referência a investimento feito pelo sociais-democratas na página do líder do partido, Rui Rio.

Já página oficial dos centristas naquela rede social publicou apenas um anúncio, em abril, cujo investimento não ultrapassou os 100 euros. A líder do partido, Assunção Cristas, tem dois anúncios publicados, em junho, nos quais não foram gastos mais de 100 euros.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …