BE gastou quase 15 mil euros com anúncios no Facebook nos últimos meses

O Bloco de Esquerda (BE), através da página oficial do seu órgão informativo, Equerda.net, foi o partido que mais gastou, nos últimos sete meses, em anúncios na rede social Facebook (14.582 euros), seguindo-se o Partido Socialista com 4.786 euros.

Entre março e 21 de setembro deste ano, apesar de não haver informações disponíveis sobre anúncios publicados na página do BE ou da coordenadora do partido, Catarina Martins, a página da Esquerda.net, órgão informativo do partido, investiu 14.582 euros em 38 anúncios, de acordo com a informação disponibilizada na biblioteca de anúncios do Facebook.

Esta biblioteca compila todos os anúncios pagos que tenham sido feitos naquela rede social desde março de 2019, permitindo verificar quais foram as entidades que investiram neste tipo de propaganda, quanto foi despendido, o número de anúncios que foram criados e se ainda se encontram ativos.

Do total gasto pelo BE em publicidade no Facebook, foram investidos 528 euros em cinco anúncios entre 9 de setembro e segunda-feira, dos quais apenas um ainda se encontra ativo.

Os socialistas foram a segunda força política que mais investiu em anúncios pagos, gastando 4.786 euros em 63 anúncios, ao longo de sete meses. Deste valor, 4.451 euros estão identificados como tendo sido pagos pela própria página do partido, não havendo referência em relação aos restantes 355 euros gastos.

A informação disponibilizada mostra também que o PS investiu recentemente 314 euros num anúncio publicado em 17 de setembro e que se encontra ativo. Já a página do secretário-geral do PS, António Costa, investiu 790 euros em três anúncios publicados em julho.

A lei que regula a propaganda eleitoral através de meios de publicidade comercial em período eleitoral explicita que a partir de 1 de agosto – data em que foi publicado em Diário da República o decreto-lei que marcou as eleições legislativas para 6 de outubro – é “proibida a propaganda política feita direta ou indiretamente através dos meios de publicidade comercial”.

No entanto, o mesmo diploma exclui da proibição anúncios publicitários, “como tal identificados, em publicações periódicas” que utilizem apenas a “denominação, símbolo e sigla do partido, coligação ou grupo de cidadãos e as informações referentes à realização de um determinado evento”, assim como anúncios publicitários nas estações de rádio, redes sociais e “demais meios de expressão” através da Internet.

A informação apresentada no relatório deste repositório mostra também que a Iniciativa Liberal investiu 2.745 euros em 61 anúncios pagos e a Coligação Democrática Unitária (CDU) 1.149 euros — dos quais apenas 477 euros têm a referência de ter sido pagos pela própria página — em 49 anúncios.

A CDU gastou ainda 270 euros entre 10 e 16 de setembro para publicar um anúncio. O partido Livre gastou 420 euros para se promover 11 vezes no Facebook, dos quais dois anúncios foram publicados em setembro.

Em relação ao Partido Social-Democrata, apenas foram investidos 350 euros entre março e 21 de setembro, não existindo qualquer referência a investimento feito pelo sociais-democratas na página do líder do partido, Rui Rio.

Já página oficial dos centristas naquela rede social publicou apenas um anúncio, em abril, cujo investimento não ultrapassou os 100 euros. A líder do partido, Assunção Cristas, tem dois anúncios publicados, em junho, nos quais não foram gastos mais de 100 euros.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …