BdP é contra a nova política de pagamento de juros da Caixa Geral de Depósitos

O Banco de Portugal (BdP) mostrou-se contra a nova política de pagamento de juros da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que pretende deixar de pagar juros abaixo de um euro em depósitos poupança e a prazo, avança a SIC Notícias.

De acordo com o mesmo canal, o BdP não concorda com a decisão do banco público anunciada a semana passada e já pediu uma alteração antes que esta entre em vigor. A SIC não adianta, contudo, qual será a alteração em causa.

“O Banco de Portugal já transmitiu à Caixa Geral de Depósitos a sua posição relativamente à política de pagamento de juros de depósitos a prazo recentemente anunciada por esta instituição de crédito”, afirmou o regulador, citado pela SIC, que diz ter apurado que o BdP é contra a decisão do banco liderado por Paulo Macedo.

A CGD anunciou, recorde-se, que a partir de 1 de agosto vai alterar a forma de pagamento de juros nos depósito a prazo e poupança, deixando de pagar os juros inferiores a um euro. Além de reter os juros com valor inferior a um euro, o banco público pretende também implementar um corte de 70% nos juros que paga em depósitos poupança. Assim, os juros semestrais passam de 0,05% para 0,015%.

Com a decisão, e de acordo com o semanário Expresso, a CGD pretende direcionar os clientes para contas-pacote. Esta alteração leva a que os depósitos tenham de ter um valor superior a 6.666 euros para que haja pagamento de um juro semestral.

O Bloco de Esquerda, pela voz da deputada Mariana Mortágua, veio já questionar o Governo sobre a decisão da Caixa. “A Caixa não pode reter juros de depósitos a prazo que não lhe pertencem. 10 cêntimos, 20 cêntimos, 30 cêntimos pertencem às pessoas, não pertencem à Caixa”, começou por dizer a bloquista.

“Por isso questionamos o Governo para que nos possa explicar como é que é possível que um banco público – que se tem que destacar como banco público – (…) não pode estar a liderar o mercado nas más práticas. E queremos que o Governo se pronuncie e tome uma atitude face a esta prática que achamos que não é aceitável”, rematou.

Contactado pela SIC, o Ministério das Finanças não quis prestar quaisquer comentários.

Na semana passada, depois de anunciada a decisão da CGD, o Governo disse que não intervém nos juros do banco público.“No quadro da missão atribuída pelo Governo à CGD, cumpre à administração definir e implementar as medidas concretas de execução do plano estratégico, incluindo no que respeita à atualização das taxas de juros dos depósitos a prazo”, apontou a assessoria do Ministério das Finanças citada pelo semanário Expresso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …