/

BCE pressiona Bruxelas. Quer um “banco mau” para receber crédito malparado

O Banco Central Europeu (BCE) está a pressionar a Comissão Europeia para que se avance no sentido da criação de um “banco mau” para lidar com o aumento de crédito malparado.

De acordo com o Financial Times, funcionários do Banco Central Europeu tiveram conversas de alto nível com responsáveis de Bruxelas sobre a criação de um “banco mau” da Zona Euro para remover milhões de euros em dívidas tóxicas dos balanços dos credores.

As conversas de alto nível estavam nos estágios iniciais e foram prematuras.

Nessas reuniões, representantes do BCE defenderam que é mais necessário do que nunca, devido à crise económica causada pela covid-19, ajudar os bancos a libertarem-se dos ativos tóxicos que têm já desde o período anterior à crise financeira da década passada.

De acordo com o Observador, esse processo estava a decorrer há vários anos, tendo sido estabelecidas metas para que os bancos acelerassem essa “limpeza” de exposições problemáticas. Mas, com a crise gerada pelo novo coronavírus, as metas tornaram-se mais desafiantes.

A ideia do BCE enfrenta uma forte oposição dentro da Comissão Europeia, onde as autoridades estão relutantes em renunciar às regras da União Europeia (UE) que determinam que os auxílios estatais aos bancos só são fornecidos depois de um processo de resolução causar perdas aos acionistas e detentores de títulos.

Além de Itália, a Grécia é um dos países onde o crédito malparado é um problema maior. Cerca de 35% dos créditos que estão nos balanços da banca grega são ativos não-rentáveis.

Segundo o jornal britânico, “nada está a avançar” neste assunto. Ainda assim, pessoas que acompanharam as discussões não descartaram a retomada das conversas numa altura posterior à pandemia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.