/

BBC promete investigação após irmão de Diana acusar jornalista de mentir para conseguir a “entrevista do século”

TaylorHerring / Flickr

Diana de Gales, a Princesa do Povo

A emissora britânica BBC pretende levar a cabo uma investigação interna para apurar se um dos seus jornalistas agiu de forma errada para obter uma entrevista com a Princesa Diana, considerada o “furo do século”.

Em causa está uma das entrevistas mais famosas da televisão britânica, vista por mais de 20 milhões de britânicos e conduzida pelo jornalista Martin Bashir em 1995.

Bashir, jornalista da BBC, conseguiu o que muitos dos seus colegas tentavam há anos: uma entrevista com a Princesa, durante a qual Diana revelou o motivo pelo qual se separou do príncipe Carlos. “Éramos três neste casamento”, disse Diana, referindo-se ao relacionamento do seu marido com Camilla Parker-Bowles, que é agora casada com Carlos.

Agora, em novembro, o irmão de Diana, Charles Spencer, acusou, em declarações ao jornal britânico Daily Mail, Bashir de mentir para conseguir a entrevista.

Spencer, responsável por apresentar Bashir a Diana, alega que o jornalista da BBC conquistou a sua confiança e a da sua irmã dando a entender que existia uma conspiração na família real britânica contra a Princesa.

A teoria da conspiração seria, segundo Spencer, uma estratégia para conquistar a confiança da Princesa para que lhe concedesse uma entrevista.

Spencer sustenta as suas acusações com anotações que registou num caderno que utilizou num encontro com o jornalista três meses antes da entrevista.

Segundo Spencer, o jornalista da BBC listou uma série de situações sobre a alegada rede secreta de vigilância em torno da Princesa Diana, que incluía correspondência violada, carros seguidos, telefones com escutas e até um relógio do príncipe William equipado com um dispositivo capaz de gravar conversas.

Bashir terá também apresentados extratos bancários de pessoas que trabalhavam para a família real e que comprovavam que estas pessoas recebiam dinheiro dos serviços secretos britânicos alegadamente a troco de informações sobre Diana.

Estes terão sido forjados por um designer a pedido dos jornalista.

A BBC, que já tinha conduzido uma investigação sobre o assunto e inocentado o jornalista na década de 90, prometeu agora uma nova investigação.

De acordo com a emissora britânica, uma peça-chave na primeira investigação foi um depoimento escrito de Diana, no qual a Princesa disse não ter visto nenhum extrato forjado e que estes não tiveram qualquer peso na sua decisão de conceder a entrevista.

Bashir continua a trabalhar na BBC como correspondente para assuntos religiosos, mas encontra-se em licença médica devido a complicações cardíacas e da covid-19, doença respiratória que contraiu no início deste ano.

“Infelizmente, estamos limitados pelo simples fato de não termos como discutir nada sobre estes assunto com Martin Bashir, que está gravemente doente. Quando se recuperar, iremos certamente conduzir uma investigação sobre estes temas”.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.