“Bazuca” dá mais mil milhões para “revolução” nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma “revolução” que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto.

O dinheiro vindo da União Europeia para responder à crise provocada pela pandemia de covid-19 vai permitir reforçar em cerca de mil milhões de euros os investimentos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto no que toca à mobilidade sustentável.

A informação é avançada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, citado pela TSF. O Governo apresenta hoje os valores finais do Programa Nacional de Investimentos 2030 para a próxima década.

A Área Metropolitana de Lisboa vai ter um investimento de 2.300 milhões de euros nos próximos dez anos, dos quais 719 milhões vão para a rede de metro. Na Área Metropolitana do Porto, o investimento chega aos 1.350 milhões de euros, com 1.176 milhões a irem para o metro.

Enquanto em Lisboa estão previstos mais nove quilómetros de metropolitano, no Porto esperam-se mais 28 quilómetros de linha.

Matos Fernandes explica que inicialmente estavam previstos cerca de 2.000 milhões de euros, mas que com a “bazuca” europeia foi possível aumentar o investimento.

Para a capital portuguesa, explica o governante, está ainda prevista a construção de um comboio entre Odivelas e Loures, a extensão do elétrico ou o prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo. Matos Fernandes garante que estamos perante uma “revolução” que vai mudar muito a circulação das pessoas nas duas regiões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …