A aplicação repetida de batom de cieiro nos lábios secos e gretados pode não ajudar. Aliás, até pode piorar.
Batom de cieiro apenas fornece um conforto temporário e, alguns tipos de produto, podem até secar mais os lábios. Isto acontece porque, quando a camada fina de batom evapora, desidrata ainda mais os lábios. “Começa um ciclo vicioso”, explica Leah Jacob, professora assistente de dermatologia na Universidade de Tulane, nos EUA.
Muitas pessoas têm de lidar com este problema, principalmente nos invernos frios e secos. Médicos e especialistas em beleza recomendam que tanto os lábios como o resto da pele sejam tratados nesta altura.
“Qualquer parte do corpo que não esteja coberta no inverno está sujeita aos elementos”, disse Crystal Aguh, professora assistente de dermatologia da Universidade Johns Hopkins. “As pessoas tendem a ficar com as mãos muito secas no inverno porque estamos a usar camisolas e casacos de manga comprida, mas não estamos a cobrir as mãos”.
Da mesma forma, as pessoas raramente tapam a cara, ou os lábios, por isso estas partes também secam. Ainda que os lábios não sejam parecidos fisicamente com o resto da pele humana, na verdade, é muito semelhante.
Assim como o resto da pele, os lábios são compostos por três camadas de células: a camada mais externa de células mortas, conhecida como estrato córneo, epiderme e derme. A principal diferença é que essas camadas são muito mais finas nos lábios e, portanto, mais vulneráveis a danos.
Além disso, os lábios não têm folículos pilosos nem glândulas sebáceas próprias. Em vez disso, o óleo das glândulas em volta dos lábios fornece humidade. Lamber os lábios ou aplicar um bálsamo para suplementar a humidade pode parecer uma boa ideia. Mas, na realidade, pode levar a uma desidratação ainda maior.
Alguns protetores labiais contêm ingredientes que podem ser irritantes ou secos. Mentol, ácido salicílico e sabores de menta são todos culpados. “Muitas pessoas não têm problemas com estes ingredientes, mas pessoas com pele sensível ou alergia podem ser mais sensíveis”, disse ela.
Acredita-se que os bálsamos intensifiquem os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, concentrando os raios da mesma forma que uma lente de aumento pode direcionar um feixe de luz para os lábios. Mas, como os lábios têm menos melanina, as células da pele dos lábios são mais propensas a sofrer danos causados pelo sol.
Especialistas recomendam o uso de um protetor labial ou pomada emoliente espessa com filtro solar para proteger os lábios. Outra ideia para evitar lábios desidratados é adquirir um humidificador para casa, que irá reabastecer a humidade do ar e nos lábios.
ZAP // Live Science