Batom de cieiro pode piorar lábios secos e gretados

A aplicação repetida de batom de cieiro nos lábios secos e gretados pode não ajudar. Aliás, até pode piorar.

Batom de cieiro apenas fornece um conforto temporário e, alguns tipos de produto, podem até secar mais os lábios. Isto acontece porque, quando a camada fina de batom evapora, desidrata ainda mais os lábios. “Começa um ciclo vicioso”, explica Leah Jacob, professora assistente de dermatologia na Universidade de Tulane, nos EUA.

Muitas pessoas têm de lidar com este problema, principalmente nos invernos frios e secos. Médicos e especialistas em beleza recomendam que tanto os lábios como o resto da pele sejam tratados nesta altura.

“Qualquer parte do corpo que não esteja coberta no inverno está sujeita aos elementos”, disse Crystal Aguh, professora assistente de dermatologia da Universidade Johns Hopkins. “As pessoas tendem a ficar com as mãos muito secas no inverno porque estamos a usar camisolas e casacos de manga comprida, mas não estamos a cobrir as mãos”.

Da mesma forma, as pessoas raramente tapam a cara, ou os lábios, por isso estas partes também secam. Ainda que os lábios não sejam parecidos fisicamente com o resto da pele humana, na verdade, é muito semelhante.

Assim como o resto da pele, os lábios são compostos por três camadas de células: a camada mais externa de células mortas, conhecida como estrato córneo, epiderme e derme. A principal diferença é que essas camadas são muito mais finas nos lábios e, portanto, mais vulneráveis a danos.

Além disso, os lábios não têm folículos pilosos nem glândulas sebáceas próprias. Em vez disso, o óleo das glândulas em volta dos lábios fornece humidade. Lamber os lábios ou aplicar um bálsamo para suplementar a humidade pode parecer uma boa ideia. Mas, na realidade, pode levar a uma desidratação ainda maior.

Alguns protetores labiais contêm ingredientes que podem ser irritantes ou secos. Mentol, ácido salicílico e sabores de menta são todos culpados. “Muitas pessoas não têm problemas com estes ingredientes, mas pessoas com pele sensível ou alergia podem ser mais sensíveis”, disse ela.

Acredita-se que os bálsamos intensifiquem os danos causados ​​pelos raios ultravioletas do sol, concentrando os raios da mesma forma que uma lente de aumento pode direcionar um feixe de luz para os lábios. Mas, como os lábios têm menos melanina, as células da pele dos lábios são mais propensas a sofrer danos causados ​​pelo sol.

Especialistas recomendam o uso de um protetor labial ou pomada emoliente espessa com filtro solar para proteger os lábios. Outra ideia para evitar lábios desidratados é adquirir um humidificador para casa, que irá reabastecer a humidade do ar e nos lábios.

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …