Batom de cieiro pode piorar lábios secos e gretados

A aplicação repetida de batom de cieiro nos lábios secos e gretados pode não ajudar. Aliás, até pode piorar.

Batom de cieiro apenas fornece um conforto temporário e, alguns tipos de produto, podem até secar mais os lábios. Isto acontece porque, quando a camada fina de batom evapora, desidrata ainda mais os lábios. “Começa um ciclo vicioso”, explica Leah Jacob, professora assistente de dermatologia na Universidade de Tulane, nos EUA.

Muitas pessoas têm de lidar com este problema, principalmente nos invernos frios e secos. Médicos e especialistas em beleza recomendam que tanto os lábios como o resto da pele sejam tratados nesta altura.

“Qualquer parte do corpo que não esteja coberta no inverno está sujeita aos elementos”, disse Crystal Aguh, professora assistente de dermatologia da Universidade Johns Hopkins. “As pessoas tendem a ficar com as mãos muito secas no inverno porque estamos a usar camisolas e casacos de manga comprida, mas não estamos a cobrir as mãos”.

Da mesma forma, as pessoas raramente tapam a cara, ou os lábios, por isso estas partes também secam. Ainda que os lábios não sejam parecidos fisicamente com o resto da pele humana, na verdade, é muito semelhante.

Assim como o resto da pele, os lábios são compostos por três camadas de células: a camada mais externa de células mortas, conhecida como estrato córneo, epiderme e derme. A principal diferença é que essas camadas são muito mais finas nos lábios e, portanto, mais vulneráveis a danos.

Além disso, os lábios não têm folículos pilosos nem glândulas sebáceas próprias. Em vez disso, o óleo das glândulas em volta dos lábios fornece humidade. Lamber os lábios ou aplicar um bálsamo para suplementar a humidade pode parecer uma boa ideia. Mas, na realidade, pode levar a uma desidratação ainda maior.

Alguns protetores labiais contêm ingredientes que podem ser irritantes ou secos. Mentol, ácido salicílico e sabores de menta são todos culpados. “Muitas pessoas não têm problemas com estes ingredientes, mas pessoas com pele sensível ou alergia podem ser mais sensíveis”, disse ela.

Acredita-se que os bálsamos intensifiquem os danos causados ​​pelos raios ultravioletas do sol, concentrando os raios da mesma forma que uma lente de aumento pode direcionar um feixe de luz para os lábios. Mas, como os lábios têm menos melanina, as células da pele dos lábios são mais propensas a sofrer danos causados ​​pelo sol.

Especialistas recomendam o uso de um protetor labial ou pomada emoliente espessa com filtro solar para proteger os lábios. Outra ideia para evitar lábios desidratados é adquirir um humidificador para casa, que irá reabastecer a humidade do ar e nos lábios.

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …