Baterias de potássio podem ser a derradeira alternativa às de lítio

Uma equipa de cientistas desenvolver baterias de potássio que podem rivalizar com as baterias de iões de lítio, comummente utilizadas em carros elétricos e telemóveis.

As baterias de iões de lítio são bastante comuns nos dias que correm, sendo bastante usadas em veículos elétricos ou nos telemóveis, por exemplo. No entanto, a exploração do lítio é dispendiosa e levanta várias questões ambientais, como as que temos verificado em Portugal.

Agora, novas alternativas estão a surgir, com destaque para as baterias de potássio. Para além de ser um material muito mais barato e abundante, o potássio é também muito mais fácil de ser trabalhado, algo que reduz os custos de manufaturação. Segundo o New Atlas, através de ânodos metálicos de potássio, as baterias podem ser construídas com densidades de energia comparáveis às oferecidas pelo lítio.

O problema até ao momento tem sido a formação de dendritos. À medida que o tempo vai passando e a bateria vai sendo carregada e descarregada, pequenos bocados de metal começam a agarrar-se ao ânodo. Isto leva a que, muito resumidamente falando, a bateria perca vida útil.

A solução parece ter sido agora encontrada com esta nova bateria de potássio que, de acordo com os investigadores, consegue autorregenar-se e limpar os dendritos enquanto carrega. Um estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

A técnica consista em carregar e descarregar a bateria em alta velocidade. Isto pode parecer algo estranho, já que é o contrário daquilo que nos é recomendado se queremos prolongar ao máximo a vida útil das nossas baterias. Todavia, em circunstâncias específicas, os cientistas argumentam que conseguem controlar a temperatura específica das baterias e evitar que os dendritos causem curto-circuitos.

“Com esta abordagem, a ideia é que à noite ou sempre que você não estiver a usar a bateria, você teria um sistema de gestão de bateria que aplicaria calor local que faria com que os dendritos se recuperassem”, disse Nikhil Koratkar, o autor principal do estudo. “Quero ver uma mudança de paradigma nas baterias de metal. As baterias de metal são a maneira mais eficiente de construir uma bateria; no entanto, devido a esse problema de dendritos, elas não eram viáveis. Com potássio, tenho mais esperança“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A par dos “dentritos” e outras baboseiras, este artigo impressiona pela falta de de preparação do estagiário que o escreveu.

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …