Bastonária considera inaceitável doentes sem comer na Urgência dos Hospitais de Coimbra

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, alertou para a existência de doentes que passam mais de 24 horas nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a serem alimentados apenas com bolachas e chá.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considerou esta segunda-feira inaceitável que existam doentes que passam mais de 24 horas nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) a serem alimentados apenas com bolachas e chá.

“Sabemos que os doentes ficam muito mais do que 24 horas, às vezes até cinco dias, e estando aqui precisam de se alimentar. As pessoas não se podem alimentar de chá e bolachas durante cinco dias”, denunciou Ana Rita Cavaco à Lusa.

Para a administração do CHUC, o atual modelo de alimentação é o que melhor se “adequa às condições e à necessidade de manter condições nos doentes que estão na Urgência para eventuais intervenções que sejam necessárias e requeiram uma alimentação leve e até pausas alimentares“.

Numa visita a três serviços do CHUC na manhã desta segunda-feira, entre eles o de Urgência, a bastonária da OE salientou que a “situação não é gerida de acordo com a realidade que existe”. “Se não conseguimos mudar as circunstâncias [de os doentes não ficaram na urgência mais de 24 horas], então temos de mudar os procedimentos, o que não pode acontecer é as pessoas estarem a passar fome, o que está a acontecer.”

Ana Rita Cavaco lamentou que a situação tenha sido reportada em maio à administração do CHUC quando a atual enfermeira-chefe entrou ao serviço e “não se tenha mudado este procedimento”.

Segundo a bastonária, “se não se consegue evitar e resolver que os doentes permanecem mais de 24 horas, tenho de mudar o procedimento que tenho”. “Se estou à espera que não fiquem doentes internados na urgência eu vou estar à espera 100 anos, porque esta é a realidade que nós temos no país”, enfatizou.

De acordo com avaliação da Ordem dos Enfermeiros, no serviço de Urgência do CHUC faltam 20 enfermeiros para assegurarem condignamente os cuidados de saúde, nomeadamente nos turnos da tarde e da noite.

Confrontado pela Lusa com estas denúncias, o presidente do Conselho de administração do CHUC, Fernando Regateiro, explicou que a alimentação na Urgência “tem uma lógica própria”, que não é a mesma do internamento.

“Os nossos doentes só excecionalmente estão além de 24 horas em quaisquer das áreas da Urgência e, portanto, o modelo de refeições é determinado pelo serviço de alimentação”, acrescentou o responsável, esclarecendo que o caso do doente que ficou internado cinco dias na Urgência “foi uma situação episódica e excecional, que ultrapassada”.

A alimentação na Urgência “tem ainda a ver com a necessidade de o doente estar com muito frequência e a todo o momento preparado para realizar determinados exames complementares de diagnóstico e intervenções, que não se coadunam com o regime regular e normal de alimentação do internamento”.

O presidente do conselho de administração adiantou ainda que está pedido o reforço de enfermeiros e de assistentes operacionais para o CHUC, de forma a colmatar as necessidades. “À medida que formos recuperando a capacidade de pessoal havemos de ir ao encontro dessas necessidades que sabemos e reconhecemos, mas que temos de gerir as disponibilidades dos 2.800 enfermeiros que temos”, realçou.

Fernando Regateiro frisou ainda que o CHUC é o “maior hospital do país, com mais de 1.800 camas, 900 mil consultas anuais e com o maior número de doentes saídos do internamento, que acaba por ter um reflexo muito significativo na distribuição de pessoal”.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inaceitável é esta vigarista andar constantemente a fazer politica e, depois de tudo o que tem feito, ainda falar em nome dos enfermeiros portugueses!…

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …