Bastam 12 minutos de exercício intenso para melhorar a nossa saúde

Um novo estudo mostra que apenas 12 minutos de exercício físico intenso são suficientes para alterar significativamente os biomarcadores da saúde metabólica no sangue das pessoas.

De acordo com o site Science Alert, investigadores analisaram as reações de 411 homens e mulheres de meia-idade a 12 minutos “vigorosos” de exercício, descobrindo que este teve um efeito em mais de 80% dos metabólitos circulantes no sangue dos participantes.

“Muito se sabe sobre os efeitos do exercício nos sistemas cardíaco, vascular e inflamatório do corpo humano, mas o nosso estudo fornece uma visão abrangente do seu impacto metabólico”, declarou Gregory Lewis, um especialista em insuficiência cardíaca e transplante cardíaco do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

“O que foi surpreendente para nós foram os efeitos que uma breve sessão de exercício pode ter sobre os níveis circulantes de metabólitos que governam funções corporais importantes como a resistência à insulina, stress oxidativo, reatividade vascular, inflamação e longevidade”, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado na edição de novembro da revista científica Circulation.

Um dos exemplos mencionados pela equipa foi o glutamato, metabólito relacionado com doenças cardíacas, diabetes e uma esperança de vida mais curta, que caiu, em média, 29%. O metabólito DMGV, que está associado a um maior risco de diabetes e doenças hepáticas, também caiu 18%.

Os investigadores relataram algumas variações no sexo e no índice de massa corporal dos participantes: houve sinais, por exemplo, de que a obesidade pode limitar alguns dos benefícios do exercício de alta intensidade.

“Esta abordagem tem o potencial de atingir pessoas com pressão alta ou muitos outros fatores de risco metabólicos em resposta ao exercício, e colocá-las numa trajetória mais saudável nas suas vidas”, conclui o cardiologista Ravi Shah, do mesmo hospital norte-americano e outro dos autores do estudo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …