Bastam 12 minutos de exercício intenso para melhorar a nossa saúde

Um novo estudo mostra que apenas 12 minutos de exercício físico intenso são suficientes para alterar significativamente os biomarcadores da saúde metabólica no sangue das pessoas.

De acordo com o site Science Alert, investigadores analisaram as reações de 411 homens e mulheres de meia-idade a 12 minutos “vigorosos” de exercício, descobrindo que este teve um efeito em mais de 80% dos metabólitos circulantes no sangue dos participantes.

“Muito se sabe sobre os efeitos do exercício nos sistemas cardíaco, vascular e inflamatório do corpo humano, mas o nosso estudo fornece uma visão abrangente do seu impacto metabólico”, declarou Gregory Lewis, um especialista em insuficiência cardíaca e transplante cardíaco do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

“O que foi surpreendente para nós foram os efeitos que uma breve sessão de exercício pode ter sobre os níveis circulantes de metabólitos que governam funções corporais importantes como a resistência à insulina, stress oxidativo, reatividade vascular, inflamação e longevidade”, acrescentou o investigador, um dos autores do estudo publicado na edição de novembro da revista científica Circulation.

Um dos exemplos mencionados pela equipa foi o glutamato, metabólito relacionado com doenças cardíacas, diabetes e uma esperança de vida mais curta, que caiu, em média, 29%. O metabólito DMGV, que está associado a um maior risco de diabetes e doenças hepáticas, também caiu 18%.

Os investigadores relataram algumas variações no sexo e no índice de massa corporal dos participantes: houve sinais, por exemplo, de que a obesidade pode limitar alguns dos benefícios do exercício de alta intensidade.

“Esta abordagem tem o potencial de atingir pessoas com pressão alta ou muitos outros fatores de risco metabólicos em resposta ao exercício, e colocá-las numa trajetória mais saudável nas suas vidas”, conclui o cardiologista Ravi Shah, do mesmo hospital norte-americano e outro dos autores do estudo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …

Após quase cinco meses da acusação do caso BES, ainda há arguidos por notificar

Já lá vão quase cinco meses de que foi conhecida a acusação do caso BES, mas ainda há arguidos que nem notificados foram. Mesmo aqueles que foram, tentam aumentar os prazos para exercer a sua …