“Danos de 20 anos num só dia”. Inundações em Veneza ameaçam Basílica de São Marcos

Andrea Merola / EPA

A cidade italiana de Veneza está novamente a ser assolada por inundações, que ameaçam a Basílica de São Marcos, a catedral mais famosa da cidade. Anualmente, recebe cerca de cinco milhões de visitantes.

A praça que circunda a Basílica de São Marcos ficou esta terça-feira totalmente inundada devido às chuvas. O nível da água, escreve o Jornal de Notícias e a Rádio Renascença subiu aos 1,27 metros, invadindo estabelecimentos e obrigando a fechar creches por precaução.

As inundações que se sentem há alguns dias deixaram danos consideráveis nas paredes e nas colunas da Basílica de São Marcos. A água no interior do edifício atingiu os 70 centímetros, sendo o Batistério e a Capela Zen as áreas mais afetadas.

De acordo com a RR, esta é a sexta inundação a atingir o interior do edifício desde que a Basílica foi construída no século XI.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a basílica está a pedir financiamento urgente para salvar o seu piso que é composto por mármore e mosaicos.

De acordo com Carlo Alberto Tesserin, administrador do edifico, a igreja sofreu danos de vinte anos em apenas um dia, estimando o seu reparo inicial em 2,7 milhões de euros. O mesmo diário frisa que esta é uma das piores inundações na cidade de 1872.

A basílica já investiu alguns fundos próprios, cerca de 700.000 euros, segundo um comunicado divulgado no passado fim de semana, mas é necessária a ajuda do Governo italiano, a quem pede mais 2 milhões de euros.

“Acreditamos que o Governo, que prometeu proteger São Marcos e toda a cidade de Veneza das inundações das marés, deve fornecer fundos urgentes para proteger a herança universal de Veneza”, pode ler-se na nota, citada pelo mesmo jornal.

O engenheiro Pierpaolo Campostrini, que é também curador da Basílica de São Marcos, falou também sobre a inundação na basílica, dando conta que estão a tentar limitar os danos, especialmente nas “zonas mais sensíveis”.

“Não temos sistemas de defesa para quando a maré é tão alta. Por exemplo, na capela Zen utilizámos barreiras móveis; temos outros instrumentos de defesa passiva, como comportas, que foram adaptadas, e bombas de extração de água. Mas isso é, em grande parte, insuficiente quando a água chega a esta altura”, lamentou, dando conta que uma das maiores preocupações está relacionada com os mosaicos do chão da basílica.

Turista e moradores têm sido obrigados a usar botas para atravessar as ruas de Veneza desde o final de outubro, altura em que a cidade começou a a ser inundada. Nas redes sociais multiplicam-se os vídeos e as fotografias sobre as inundações.

Veneza costuma ser atingida por inundações: no ano passado, recorde-se, o mau tempo que se fez sentir em Itália inundou a cidade. 75% de Veneza estava debaixo de água.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na Veneza de Portugal, insiste-se em querer continuar a construir em zona inundável!

    Nos antigos terrenos junto à Vitasal, na ponta norte do Canal de São Roque em Aveiro (ver local: https://goo.gl/maps/v48t2XJgd434vVek8), está previsto ser construído um Lago e Porto de Recreio (Plano de Urbanização da Pólis Aveiro, ainda hoje em vigor).

    Contudo o novo PDM proposto pelo presente executivo, propõe revogar todo o planeamento urbanístico de maior pormenor, eliminando muitas das boas propostas que os Planos de urbanização em vigor defendiam!

    Os terrenos alagados da zona da Vitasal mudaram de mãos, e quem vendeu estava convencido que o destino de uma grande parte destes terrenos seria água (porto de recreio urbano) e jardins envolventes – uma futura zona nobre da cidade !

    Agora, o atual presidente, com a sua revisão de PDM quer agora permitir construir até 6 pisos em zonas antes consideradas não edificáveis por serem consideradas zonas inundáveis ou ameaçadas por cheias (logo Reserva Ecológica Nacional – DL n.º 124/2019, de 28 de Agosto).

    Quem ganha com a alteração do zonamento urbanístico afinal?! Os aveirenses que perdem jardins e o Porto de Recreio?! Ou quem comprou os terrenos que eram água / sapal (portanto que segundo a Lei da REN, seriam obrigatoriamente classificados como Reserva Ecológica Nacional, mas que não foram por motivo desconhecido por muitos, mas conhecido por alguns!…). Os terrenos passarão a valer 50 vezes mais…!

    Valerá a pena investigar um pouco mais?!?!?….Certo?!

  2. Na Veneza de Portugal, insiste-se em querer continuar a construir em zona inundável!

    Nos antigos terrenos junto à Vitasal, na ponta norte do Canal de São Roque em Aveiro (ver local: https://goo.gl/maps/v48t2XJgd434vVek8), está previsto ser construído um Lago e Porto de Recreio (Plano de Urbanização da Pólis Aveiro, ainda hoje em vigor).

    Contudo o novo PDM proposto pelo presente executivo, propõe revogar todo o planeamento urbanístico de maior pormenor, eliminando muitas das boas propostas que os Planos de urbanização em vigor defendiam!

    Os terrenos alagados da zona da Vitasal mudaram de mãos, e quem vendeu estava convencido que o destino de uma grande parte destes terrenos seria água (porto de recreio urbano) e jardins envolventes – uma futura zona nobre da cidade conforme proposto no Plano de Urbanização da Polis Aveiro !

    Agora, o atual presidente, com a sua revisão de PDM quer agora permitir construir até 6 pisos em zonas antes consideradas não edificáveis dado serem zonas inundáveis ou ameaçadas por cheias (logo Reserva Ecológica Nacional – DL n.º 124/2019, de 28 de Agosto). (Veja-se pareceres negativos das entidades, sobre a construção em zonas inundáveis em https://filesx.cm-aveiro.pt/index.php/s/MszYapmbajs7BwC#pdfviewer)

    O problema é o mesmo que se verifica no Rossio, onde o presidente, contra tudo (ciência técnica) e contra todos (população e movimentos cívicos espontâneos) quer construir cave de estacionamento em zona que já foi alagada diversas vezes!!!

    Quem ganha com a alteração do zonamento urbanístico afinal?! Os aveirenses que perdem jardins e o Porto de Recreio?! Quem lá estacionar e um dia vir o seu carro debaixo de água ?! Ou, quem comprou os terrenos que eram água / sapal (portanto que segundo a Lei da REN, seriam obrigatoriamente classificados como Reserva Ecológica Nacional, mas que não foram por motivo desconhecido por muitos, mas conhecido por alguns!…). Os terrenos passarão a valer 50 vezes mais…!

    Estranho?! Talvez não, pois estamos em Portugal!

    Valerá a pena investigar um pouco mais?!?!?….Certo?!

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …