“Danos de 20 anos num só dia”. Inundações em Veneza ameaçam Basílica de São Marcos

Andrea Merola / EPA

A cidade italiana de Veneza está novamente a ser assolada por inundações, que ameaçam a Basílica de São Marcos, a catedral mais famosa da cidade. Anualmente, recebe cerca de cinco milhões de visitantes.

A praça que circunda a Basílica de São Marcos ficou esta terça-feira totalmente inundada devido às chuvas. O nível da água, escreve o Jornal de Notícias e a Rádio Renascença subiu aos 1,27 metros, invadindo estabelecimentos e obrigando a fechar creches por precaução.

As inundações que se sentem há alguns dias deixaram danos consideráveis nas paredes e nas colunas da Basílica de São Marcos. A água no interior do edifício atingiu os 70 centímetros, sendo o Batistério e a Capela Zen as áreas mais afetadas.

De acordo com a RR, esta é a sexta inundação a atingir o interior do edifício desde que a Basílica foi construída no século XI.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a basílica está a pedir financiamento urgente para salvar o seu piso que é composto por mármore e mosaicos.

De acordo com Carlo Alberto Tesserin, administrador do edifico, a igreja sofreu danos de vinte anos em apenas um dia, estimando o seu reparo inicial em 2,7 milhões de euros. O mesmo diário frisa que esta é uma das piores inundações na cidade de 1872.

A basílica já investiu alguns fundos próprios, cerca de 700.000 euros, segundo um comunicado divulgado no passado fim de semana, mas é necessária a ajuda do Governo italiano, a quem pede mais 2 milhões de euros.

“Acreditamos que o Governo, que prometeu proteger São Marcos e toda a cidade de Veneza das inundações das marés, deve fornecer fundos urgentes para proteger a herança universal de Veneza”, pode ler-se na nota, citada pelo mesmo jornal.

O engenheiro Pierpaolo Campostrini, que é também curador da Basílica de São Marcos, falou também sobre a inundação na basílica, dando conta que estão a tentar limitar os danos, especialmente nas “zonas mais sensíveis”.

“Não temos sistemas de defesa para quando a maré é tão alta. Por exemplo, na capela Zen utilizámos barreiras móveis; temos outros instrumentos de defesa passiva, como comportas, que foram adaptadas, e bombas de extração de água. Mas isso é, em grande parte, insuficiente quando a água chega a esta altura”, lamentou, dando conta que uma das maiores preocupações está relacionada com os mosaicos do chão da basílica.

Turista e moradores têm sido obrigados a usar botas para atravessar as ruas de Veneza desde o final de outubro, altura em que a cidade começou a a ser inundada. Nas redes sociais multiplicam-se os vídeos e as fotografias sobre as inundações.

Veneza costuma ser atingida por inundações: no ano passado, recorde-se, o mau tempo que se fez sentir em Itália inundou a cidade. 75% de Veneza estava debaixo de água.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na Veneza de Portugal, insiste-se em querer continuar a construir em zona inundável!

    Nos antigos terrenos junto à Vitasal, na ponta norte do Canal de São Roque em Aveiro (ver local: https://goo.gl/maps/v48t2XJgd434vVek8), está previsto ser construído um Lago e Porto de Recreio (Plano de Urbanização da Pólis Aveiro, ainda hoje em vigor).

    Contudo o novo PDM proposto pelo presente executivo, propõe revogar todo o planeamento urbanístico de maior pormenor, eliminando muitas das boas propostas que os Planos de urbanização em vigor defendiam!

    Os terrenos alagados da zona da Vitasal mudaram de mãos, e quem vendeu estava convencido que o destino de uma grande parte destes terrenos seria água (porto de recreio urbano) e jardins envolventes – uma futura zona nobre da cidade !

    Agora, o atual presidente, com a sua revisão de PDM quer agora permitir construir até 6 pisos em zonas antes consideradas não edificáveis por serem consideradas zonas inundáveis ou ameaçadas por cheias (logo Reserva Ecológica Nacional – DL n.º 124/2019, de 28 de Agosto).

    Quem ganha com a alteração do zonamento urbanístico afinal?! Os aveirenses que perdem jardins e o Porto de Recreio?! Ou quem comprou os terrenos que eram água / sapal (portanto que segundo a Lei da REN, seriam obrigatoriamente classificados como Reserva Ecológica Nacional, mas que não foram por motivo desconhecido por muitos, mas conhecido por alguns!…). Os terrenos passarão a valer 50 vezes mais…!

    Valerá a pena investigar um pouco mais?!?!?….Certo?!

  2. Na Veneza de Portugal, insiste-se em querer continuar a construir em zona inundável!

    Nos antigos terrenos junto à Vitasal, na ponta norte do Canal de São Roque em Aveiro (ver local: https://goo.gl/maps/v48t2XJgd434vVek8), está previsto ser construído um Lago e Porto de Recreio (Plano de Urbanização da Pólis Aveiro, ainda hoje em vigor).

    Contudo o novo PDM proposto pelo presente executivo, propõe revogar todo o planeamento urbanístico de maior pormenor, eliminando muitas das boas propostas que os Planos de urbanização em vigor defendiam!

    Os terrenos alagados da zona da Vitasal mudaram de mãos, e quem vendeu estava convencido que o destino de uma grande parte destes terrenos seria água (porto de recreio urbano) e jardins envolventes – uma futura zona nobre da cidade conforme proposto no Plano de Urbanização da Polis Aveiro !

    Agora, o atual presidente, com a sua revisão de PDM quer agora permitir construir até 6 pisos em zonas antes consideradas não edificáveis dado serem zonas inundáveis ou ameaçadas por cheias (logo Reserva Ecológica Nacional – DL n.º 124/2019, de 28 de Agosto). (Veja-se pareceres negativos das entidades, sobre a construção em zonas inundáveis em https://filesx.cm-aveiro.pt/index.php/s/MszYapmbajs7BwC#pdfviewer)

    O problema é o mesmo que se verifica no Rossio, onde o presidente, contra tudo (ciência técnica) e contra todos (população e movimentos cívicos espontâneos) quer construir cave de estacionamento em zona que já foi alagada diversas vezes!!!

    Quem ganha com a alteração do zonamento urbanístico afinal?! Os aveirenses que perdem jardins e o Porto de Recreio?! Quem lá estacionar e um dia vir o seu carro debaixo de água ?! Ou, quem comprou os terrenos que eram água / sapal (portanto que segundo a Lei da REN, seriam obrigatoriamente classificados como Reserva Ecológica Nacional, mas que não foram por motivo desconhecido por muitos, mas conhecido por alguns!…). Os terrenos passarão a valer 50 vezes mais…!

    Estranho?! Talvez não, pois estamos em Portugal!

    Valerá a pena investigar um pouco mais?!?!?….Certo?!

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …