Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Instituto Arqueológico em Belgrado

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral.

Os especialistas estavam a trabalhar na antiga cidade de Viminacium, que era uma grande cidade e acampamento militar da província romana da Moésia e a capital da Moésia Superior.

Esta é uma descoberta muito especial, como escreve o portal Ancient-Origins, uma vez que apenas 100 bases militares foram encontradas nas antigas províncias do Império Romano. “Quase todas estão enterradas debaixo de cidades modernas”, disse o coautor Miomir Korac, salientado que isto torna difícil estudá-las.

Citado pela Reuters, Korac disse que “um número muito pequeno de principiums é explorado completamente”. Por isso, “podemos dizer que este é único porque não foi perturbado”.

O complexo tinha 40 quartos com paredes aquecidas, uma tesouraria, uma santuário, um local para desfiles e uma fonte. Durante as escavações, os investigadores apenas revelaram um quarto do sítio arqueológico, que se acredita ter cerca de 3.500 metros quadrados.

Num dos quartos, os arqueólogos encontraram 120 moedas, que representam uma pequena fortuna para aqueles tempos. Não há explicação para o facto de o tesouro ter ficado para trás, embora o autor principal do estudo, Nemanja Mrdjic, acredita que as moedas “devem ter sido perdidas durante uma emergência”.

“A distribuição das moedas de um canto até a porta, (…) sugere que elas caíram enquanto alguém estava a fugir”, explica o líder da investigação.

As escavações em Viminacium decorrem desde 1882 e os achados já incluem um navio romano, azulejos dourados, esculturas de jade, mosaicos e frescos, juntamente com 14.000 túmulos e restos mortais de três mamutes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …