Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Instituto Arqueológico em Belgrado

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral.

Os especialistas estavam a trabalhar na antiga cidade de Viminacium, que era uma grande cidade e acampamento militar da província romana da Moésia e a capital da Moésia Superior.

Esta é uma descoberta muito especial, como escreve o portal Ancient-Origins, uma vez que apenas 100 bases militares foram encontradas nas antigas províncias do Império Romano. “Quase todas estão enterradas debaixo de cidades modernas”, disse o coautor Miomir Korac, salientado que isto torna difícil estudá-las.

Citado pela Reuters, Korac disse que “um número muito pequeno de principiums é explorado completamente”. Por isso, “podemos dizer que este é único porque não foi perturbado”.

O complexo tinha 40 quartos com paredes aquecidas, uma tesouraria, uma santuário, um local para desfiles e uma fonte. Durante as escavações, os investigadores apenas revelaram um quarto do sítio arqueológico, que se acredita ter cerca de 3.500 metros quadrados.

Num dos quartos, os arqueólogos encontraram 120 moedas, que representam uma pequena fortuna para aqueles tempos. Não há explicação para o facto de o tesouro ter ficado para trás, embora o autor principal do estudo, Nemanja Mrdjic, acredita que as moedas “devem ter sido perdidas durante uma emergência”.

“A distribuição das moedas de um canto até a porta, (…) sugere que elas caíram enquanto alguém estava a fugir”, explica o líder da investigação.

As escavações em Viminacium decorrem desde 1882 e os achados já incluem um navio romano, azulejos dourados, esculturas de jade, mosaicos e frescos, juntamente com 14.000 túmulos e restos mortais de três mamutes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …