/

Especialistas dizem que base de dados online expôs dados de 267 milhões de utilizadores do Facebook

Uma base de dados com informações pessoais de mais de 267 milhões de utilizadores do Facebook foi publicada na Internet sem qualquer tipo de proteção, revela a consultora de tecnologia Comparitech.

Especialistas da consultora de tecnologia Comparitech, em parceria com o investigador de cibersegurnça Bob Diachenko, descobriram uma base de dados online com dados de 267 milhões de utilizadores do Facebook. De acordo com a Sábado, as informações pertencem, na sua maioria, a norte-americanos.

Segundo os analistas, foram expostos os ID de utilizador (número de identificação de cada uma das contas que podem ser usados para retirar outras informações como o género, o email ou a localização), os números de telefone e os nomes completos de 267.140.436 utilizadores.

Bob Diachenko terá descoberto a fuga de informação a 14 de dezembro, segundo o relatório da empresa, disponível online. O investigador acredita que esta terá origem na atuação de um grupo de cibercriminosos vietnamitas.

No entanto, ainda não se sabe como é que as pessoas que fizeram esta base de dados tiveram acesso às informações. Os analistas preveem que todas estas informação sejam utilizados por terceiros em esquemas como phishing ou outras ameaças para os utilizadores, explica a Sábado.

Esta quinta-feira, o Facebook abriu uma investigação sobre a possível fuga de dados. “Estamos a averiguar este problema, mas pensamos que se tratam de informações obtidas antes das mudanças feitas nos últimos anos para melhorar a proteção dos dados das pessoas”, disse à AFP um porta-voz da rede social.

A base de dados, disponibilizada num fórum de hackers há uma semana, já não estava acessível esta quinta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.