Barroso deixa de ser recebido em Bruxelas como ex-presidente

European Parliament / Flickr

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso

Durão Barroso vai deixar de ser recebido em Bruxelas como ex-presidente da Comissão Europeia, e terá de dar explicações ao executivo europeu sobre a sua relação contratual com a Goldman Sachs Internacional, onde assumirá funções de presidente não-executivo.

O ex-presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro português Durão Barroso vai perder os privilégios de “passadeira vermelha” nas instituições da União Europeia e vai ser tratado “não como um ex-presidente” mas como um representante dos interesses da Goldman Sachs.

Segundo noticiam este domingo o jornal Expresso e o Financial Times, o atual presidente da Comissão Europeia,  Jean-Claude Juncker, vai examinar o contrato do seu antecessor com o banco norte-americano de investimento, e deu instruções ao seu gabinete para tratar José Manuel Durão Barroso como qualquer outro lobista com ligações a Bruxelas,

Na sua qualidade de ex-presidente da Comissão Europeia, assim como ex-primeiro-ministro de um Estado-membro, Durão Barroso teria direito a tratamento VIP pelos líderes e instituições europeias em Bruxelas.

A partir de agora, em quaisquer contatos futuros, será recebido como uma “representante de interesses” e qualquer comissário europeu ou funcionário da União Europeia que mantenha contatos com Durão Barroso será obrigado a registar esses contatos e a manter notas sobre os mesmos.

Esta decisão de Juncker responde à provedora de justiça europeia, Emily O’Reilly, que na semana passada pediu esclarecimentos sobre a posição da Comissão Europeia face à nomeação de Durão Barroso para administrador não-executivo na Goldman Sachs Internacional.

O’Reilly escreveu a Jean-Claude Juncker, pedindo-lhe que clarificasse a posição do executivo comunitário face à nomeação do seu antecessor e interrogando a Comissão sobre que medidas tomou para verificar se a nomeação está conforme com as obrigações éticas estipuladas.

Em julho, Durão Barroso foi contratado pelo banco de investimento Goldman Sachs. O ex-presidente da Comissão Europeia é o novo “chairman” da instituição e vai ter como papel principal ajudar a resolver os problemas causados pelo Brexit.

A Comissão tem dito até agora que que a nomeação de Barroso é legalmente inquestionável, do ponto de vista do respeito do conflito de interesses consagrados no Código de Conduta, que fixa um período mínimo de 18 meses para a assunção de novos compromissos por parte dos ex-comissários europeus.

A nomeação de Barroso para a Goldman Sachs foi tornada pública 20 meses após a sua saída da presidência da Comissão Europeia.

Mas vários líderes políticos criticaram a nomeação do ex-presidente da Comissão Europeia, considerando que há “conflito de interesses” e que é uma “indecência”.

Aparentemente, Durão Barroso é agora o primeiro ex-ex-presidente da Comissão Europeia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

      • Eu diria peixe palhaço… porque porco já era antes!!
        Um traidor da Pátria. Em alguns países seria executado.
        É pena que todos esses filhos da pu… litica que têm traído a Pátria não lhes possa ser aplicada a sentença de morte… que era o que mereciam muitos deles.

  1. É óbvio que o Goldman Sachs o contratou unicamente para tirar partido do que poderia ser ainda a sua influência em Bruxelas.Deram-lhe o pomposo titulo de presidente executivo, mas como lobista não passa de moço de recados. Se Bruxelas lhe puxar o tapete debaixo dos pés, quero ver quanto tempo o novo patrão o vai considerar útil antes de lhe apontar a porta de saída. O que o Código de Conduta não conseguiu, vai agora acontecer. Vão cozinhar o cherne em fogo lento, até que deixe de prestar e o joguem fora.

    • Nem mais! Embora ache que o gajo ainda se vai aguentar uns tempos. Há lá muitos como ele, oportunistas e vira-casacas, que lhe vão mantendo o aceeso a algumas influências. Por enquanto o cherne está safo.

  2. Até que enfim, alguém toma uma medida de repúdio que se veja. Devia era de deixar receber a reforma de 18.000€ mensais. Infelizmente estas medidas são tomadas por entidades alheias ao território português. Lembram-se da ex-ministra das finanças? É o regabofe de sempre.

  3. Finalmente, no resto da Europa já começam a perceber aquilo que em Portugal já todos sabiam acerca do cherne, que não passa de um vira-casacas que se mete onde lhe derem mais.

  4. oh cherne por esta é que não estavas a espera. Será o karma a equilibrar-se ? Ainda tens muito no focinho que levar. Por cá se a democracia realmente existisse e se as pessoas tivessem alguma palavra, acredita que também não ias encher os bolsos a pala dos impostos que todos pagamos.

  5. Serei o único que acha isto um escândalo? Independentemente do que achemos de Durão Barroso, não cometeu nada ilegal, esperou os 18 meses a que estava obrigado, e esta decisão é assim completamente arbitrária, talvez com laivos da típica xenofobia Francesa. Se se determinar que isto está mal, que se altere a lei, agora este tipo de decisões sem qualquer base legal é inaceitável.

  6. E passará a ser recebido tal como é e qual será o problema? Ou os senhores de Bruxelas tal como se passa por cá querem acumular títulos e mais títulos, pensões, guarda costas, etc. um nunca mais acabar, afinal estão todos viciados no mesmo, ou seja poder e dinheiro e não vêm mais nada.

  7. mas que grande mania de dar privilégios a quem ja deixou o cargo.
    ate em portugal ficam com tantos direitos como se ainda ocupassem o cargo. isso deveria acabar, poupava-se muito dinheiro.

  8. Isto é mais uma vil imagem daquilo em que se vai tornando o esgoto europeu!
    As regras de nada servem se em vez de serem aplicadas andarmos ao sabor momentâneo da demagogia políticopopulista de alguns aleijados dos neurónios !
    Nem mesmo o tribunal europeu escapa ás nomeações partidarias deste jogo da moda mais reles da politiquice baixa enganosa arbitrária e sem fundamentos.
    A lex quando não dá jeito já não é léxico a igualdade a discriminação Iden Iden!
    O fim do sonho á vista!

  9. Enquanto governantes, além de olharem só e apenas para os seus umbigos, permitem a prática da usura. Quando saltam fora da governação, tornam-se Quadros dos usurários.

  10. Só bandalhice e ódio a escorrer pelas beiças é o que os comentários soezes traduzem. E já agora o MAROCAS, SAMPAIO e afins também não têm as benesses de ex- ex.-ex, ? Comentários porcos e maliciosos de quem NUNCA foi nada na vida. A ETERNA inveja dos babacas. Se fosse um Francês, Inglês ou Alemão, teriamos a mesma onda de “repudio”. Aquele pederasta de Presidente Holand que disse ser uma vergonha não deveria estar a lamber-lhe os tomates ao Sr.Durão? Podem eventualmente criticar mas destilar ódio é que não .Acima de tudo sejam portugueses.

RESPONDER

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …