Barragem da Iberdrola atira famílias para contentores (e vai apagar a Ilha dos Amores de Camilo)

A construção da barragem de Daivões que vai integrar um dos maiores projectos hidroeléctricos da Europa dos últimos 25 anos e que será explorado pela Iberdrola, vai fazer desaparecer património cultural de Ribeira de Pena, em Vila Real. A aldeia de Ribeira de Baixo deixará praticamente de existir.

A barragem de Daivões vai ser a primeira a nascer no âmbito do mega-projecto do Sistema Electroprodutor do Tâmega que vai incluir ainda as barragens de Gouvães e Alto Tâmega. O investimento de 1500 milhões de euros foi concessionado à Iberdrola, mas constitui um projecto de iniciativa do Governo.

A previsão aponta para a finalização da barragem de Daivões em Junho de 2020. Nessa altura, alguns pontos turísticos de Ribeira de Pena ficarão submersos, como é o caso da “Ilha dos Amores” – a ilha localizada em Friúme que se tornou célebre numa das “Novelas do Minho” do escritor Camilo Castelo Branco.

Também vai ficar submersa a ponte de arame sobre o rio Tâmega que está situada no lugar de Lourido e que liga as freguesias de Rebordelo e Arnóia. A ponte de quase 20 metros, construída com arames torcidos sobre si mesmos e apoiada em pilares graníticos, integra o roteiro turístico alusivo a Camilo Castelo Branco.

A barragem vai ainda fazer desaparecer do mapa a aldeia de Ribeira de Baixo, em Ribeira de Pena. Quase toda a aldeia vai ficar submersa e a maioria dos moradores já a abandonou no âmbito do processo de expropriações.

Alguns moradores ainda resistem na aldeia, alguns ainda procuram buscar os últimos pertences, enquanto outros não estão satisfeitos com as indemnizações oferecidas pela Iberdrola.

A família Gonçalves é uma das que aceitou a indemnização, um valor inferior a 78 mil euros, mas que alega que só o fez porque se sentiu intimidada a aceitar, referindo que a Iberdrola ameaçou levar o caso a tribunal, mesmo que estivesse em causa apenas um euro de divergência.

“Nós aceitámos, porque se não aceitássemos, a Iberdrola ia meter o dinheiro no tribunal. Com medo, pensei, se fosse a tribunal ainda ia perder dinheiro“, refere Glória Gonçalves em declarações à TVI.

“É um grande desgosto”

Esta família, como outras que ainda não têm nova solução habitacional, vai ser alojada em contentores no centro de Ribeira de Pena. Estes pré-fabricados ainda estão numa fase de construção, estando divididos em T1, T2 e T3, conforme as necessidades de cada agregado familiar.

Os moradores podem viver nestes contentores durante dois anos, até encontrarem nova solução habitacional.

Glória Gonçalves não se conforma com a ideia, lamentando que sempre viveu “com uma lareira” e que não pode “criar frangos, nem galinhas, nem coelhos”. “É um grande desgosto. Pensei que tinha construído esta casa para não andar aos empurrões de um lado para o outro. Pensei que iria morrer aqui, que poderia passar o resto dos meus dias descansada. Afinal, enganei-me”, queixa-se a mulher em declarações ao Correio da Manhã (CM).

A TVI avança que “a Câmara de Ribeira de Pena vai disponibilizar um terreno municipal para que os moradores afectados possam construir as habitações”. E a Iberdrola garante que já acordou com a autarquia que vai pagar “o custo da urbanização dos lotes destinados a realojamentos de habitantes, permanentes e ocasionais”, como destaca uma fonte da eléctrica ao CM.

“Compreendemos e estamos solidários com o desconforto que esta mudança de lar possa causar. As pessoas são, efectivamente, a nossa prioridade máxima“, aponta a Iberdrola.

A empresa destaca ainda que está “a articular, com as autoridades co

mpetentes, medidas de compensação, adicionais ao processo de expropriação com base na medida 29 do plano de acção sócio-económico de declaração de impacte ambiental”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Viva, a ponte de arame entre Arnoia e Rebordelo está fora do alcance das barragens em questão neste artigo. Iria ser afundada, sim, mas no âmbito da construção da Barragem de Fridão, Amarante, muitos quilómetros abaixo do complexo do Alto Tâmega, já no que se refere como Baixo-Tâmega. Como já devem saber, a EDP recuou na intenção de construir essa barragem, portanto, esta ponte, apesar de muito degradada, não irá ser afundada.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …