Barclays vende negócios em Portugal ao espanhol Bankinter

1

Mtaylor848 / Wikimedia

O Barclays anunciou esta quinta feira que vendeu os seus negócios em Portugal ao espanhol Bankinter, incluindo a unidade banca de retalho.

“O Barclays Bank acordou hoje a venda dos seus negócios de Retail Banking, Wealth and Investment Management e a parte do seu negócio de Corporate Banking, que serve pequenas e médias empresas em Portugal, ao Bankinter”, lê-se no comunicado de imprensa, que dá ainda conta que também o negócio de seguros vai passar para este grupo espanhol.

O Bankinter informou que vai pagar cerca de 100 milhões de euros pela aquisição da operação do Barclays em Portugal, que inclui os segmentos de banca de retalho, banca privada e banca de empresas.

O Barclays refere ainda que, apesar da venda já estar confirmada, vai manter os negócios de Barclaycard (cartões de crédito), da banca de investimento e dos clientes multinacionais de banca para empresa, que não fazem parte desta alienação.

O negócio também incluiu os seguros de vida e pensões em Portugal, com a Bankinter Seguros de Vida, empresa controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, a adquirir a operação em Portugal do Barclays, por 75 milhões de euros.

A sucursal portuguesa do Barclays Vida y Pensiones, que gere mais de mil milhões de euros em ativos, obteve 150 milhões em prémios e 12,7 milhões de euros de lucro líquido em 2014.

A notícia da compra pelo espanhol Bankinter dos negócios do Barclays em Portugal já tinha sido avançada pelo jornal espanhol ABC.

Nos últimos anos, o Barclays tinha vindo a reestruturar a sua atividade em Portugal, com redução de muitos trabalhadores.

O Barclays tem, atualmente, cerca de 1000 funcionários entre banca e seguros e 84 agências, que passarão para o novo dono.

A operação deve concretizar-se no primeiro trimestre do próximo ano.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.