Barcelona vence Supertaça Europeia com um épico 5-4 ao Sevilha

Yuri Kochetkov / EPA

-

O Barcelona conquistou hoje a sua quinta Supertaça Europeia, ao vencer o Sevilha, por 5-4, numa final com o recorde de nove golos, que ficou marcada por uma recuperação ‘histórica’ da equipa sevilhana.

Naquela que foi a final da Supertaça Europeia com mais golos, começou por inaugurar o marcador a equipa do Sevilha, com um golo de livre de Banega, no terceiro minuto, mas Lionel Messi, também de livre, colocou o ‘Barça’ em vantagem com golos aos 07 e 15 minutos, sendo que Rafinha, aos 44, fixou o resultado ao intervalo.

Já na segunda parte, o Barcelona chegou aos 4-1 por Suárez, aos 52 minutos, mas acabou por permitir o empate do Sevilha, que marcou por Reyes, aos 52, Kevin Gameiro, aos 72, de grande penalidade, e Konoplyanka, aos 81.

Já na segunda parte do prolongamento, e quando já se aproximava o desempate por grandes penalidades, Pedro, aos 115 minutos, acabou por fazer o 5-4 final.

Três minutos foi o tempo que o Sevilha demorou a inaugurar o marcador e a colocar-se na frente do marcador ao aproveitar da melhor forma um desentendimento da defensiva ‘culé’, que terminou com uma falta de Mascherano sobre Reyes.

Na conversão do livre, o argentino Banega deixou ‘pregado’ o guardião Ter Stegen.

Se o guardião alemão nada pôde fazer face à execução de Banega, o mesmo se pode dizer do português Beto, que, na resposta ao golo sevilhano, viu Lionel Messi, na transformação de dois livres diretos, colocar o Barcelona em vantagem com duas cobranças a roçar a perfeição. A vantagem do Sevilha durou apenas quatro minutos, sendo que aos 15 o ‘Barça’ já vencia.

Pondo em prática o seu jogo típico de posse e pressão alta, o Barcelona dominou por completo a primeira parte, com a equipa do Sevilha, que pareceu acusar em demasia ausências dos habituais defesas centrais titulares, sem capacidade para parar as ofensivas ‘blaugranas’.

Já depois de uma decisão duvidosa do árbitro escocês William Collum a invalidar um golo a Suárez, aos 28 minutos, o brasileiro Rafinha acabou por, ainda antes do intervalo, fazer o 3-1 para o Barcelona, que até ao intervalo foi ‘dono e senhor’ do jogo.

Na segunda parte o Sevilha entrou a arriscar mais, determinado em não deixar o carrocel do Barcelona funcionar, mas um erro numa transição para o ataque permitiu um golo fácil a Suárez, que cara a cara com Beto não teve dificuldade em fazer o 4-1, estavam então decorridos 52 minutos.

Se com o 3-1 ao intervalo o jogo parecia já resolvido, o 4-1 aos 52 deixava o Barcelona tranquilo no comando do jogo, mas a equipa de Sevilha surpreendeu os campeões da Europa, que acabariam por sofrer três golos em pouco mais de 25 minutos e ser forçado a um prolongamento que até então parecia bem distante.

O 4-2 para o Sevilha, aos 57 minutos, foi da autoria do ex-Benfica José António Reyes, o 4-3, de penalti, da autoria de Kevin Gameiro, aos 72, e Konoplyanka, aos 81, fez o 4-4 que forçou o prolongamento.

Com o Barcelona sem capacidade para segurar a bola e fazer o jogo habitual, o desempate por grandes penalidades parecia já uma certeza, mas o recém-entrado Pedro Rodriguez, numa recarga a um remate de Messi detido por Beto, fez o 5-4 para o Barcelona

O golo permitiu à equipa catalã conquistar a sua quinta supertaça e assim igualar o registo recorde do AC Milan.

O Sevilha ainda esteve perto de fazer o 5-5, mas desperdiçou duas boas oportunidades.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …