Banqueiro mais poderoso do Mundo embaraçado com as m****s estúpidas que se passam nos EUA

jurvetson / Flickr

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase

O presidente do maior banco norte-americano, o JPMorgan, considerou ser “quase um embaraço” ser um americano a viajar no estrangeiro e ter de lidar com o que se passa nos Estados Unidos, segundo as agências de notícias.

“É quase um embaraço ser um cidadão americano a viajar pelo mundo e ouvir as merdas estúpidas com que temos de lidar neste país“, disse Jamie Dimon.

Durante uma conversa ao telefone com analistas para apresentar os resultados do segundo trimestre, marcados por um lucro de 7.000 milhões de dólares, Jamie Dimon diz que os maiores bancos norte-americanos estão a crescer desde a crise financeira, apesar da “estupidez” de Washington e acrescentou que ainda cresceriam mais se os decisores políticos tomassem “decisões inteligentes”.

De acordo com Dimon, que é membro do conselho empresarial do presidente norte-americano, Donald Trump, “em algum momento vamos ter de nos organizar ou então não vamos conseguir fazer aquilo que é suposto fazermos pelo americano comum”.

Conhecido por falar muito abertamente sobre a economia norte-americana e sobre as políticas de regulação do setor financeiro, nas quais o JPMorgan, enquanto maior banco, é sempre um dos principais visados, Jamie Dimon defendeu um conjunto de reformas em investimentos em infraestruturas, reforma fiscal para as empresas, melhor educação e iniciativas na área da litigância empresarial.

Vou ser um disco quebrado até que isto seja feito“, disse aos analistas, argumentando que os países como a Índia ou a Irlanda percebem melhor como as políticas podem ajudar os cidadãos normais, ao passo que os Estados Unidos estão encalhados em burocracia e impasses”.

Após a crise financeira mundial, os bancos foram obrigados a ter mais reservas de capital, mas Dimon considerou que se os bancos tivessem mais liberdade para direcionar o capital que têm, haveria mais dinheiro disponível para as empresas, incluindo as pequenas empresas e as startups. “Apesar de termos este grandioso sistema de iniciativa empresarial livre, já não o percebemos“, lamentou.

// Lusa

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Violência doméstica: 18 mulheres assassinadas este ano

18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio em 2017, ano que apresenta a taxa mais baixa de incidência dos últimos 14 anos registada pelo Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA). "É o …

Mais de um mês depois dos incêndios, dois homens continuam desaparecidos

Os incêndios de 15 de outubro fizeram mais de 40 mortos e, mais de um mês depois da tragédia, duas pessoas continuam desaparecidas. A PJ está a cargo das investigações, com o auxílio do Laboratório …

Decisão de mudar Infarmed para o Porto é ilegal

A decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed de Lisboa é ilegal porque os trabalhadores não foram consultados sobre este processo. Um dado avançado pelo jornal i quando é certo que mais de …

Caso de legionella identificado em Coimbra

Um homem está internado no Hospital Geral (Covões) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com o vírus da legionella, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Segundo a mesma …

O fim do corte no subsídio de desemprego é meu!

Esta quarta-feira, foi aprovado o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego, mas o que animou o debate foi a discussão entre PCP e Bloco de Esquerda sobre a proposta que deveria ser …

Governo admite que o preço da água pode subir

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, admitiu esta quinta-feira que o preço da água pode vir a subir, mas garante que as tarifas se vão manter no próximo ano, porque "já estão aprovadas". À …

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente catalão e não aceita destituição

Carles Puigdemont renunciou à pensão a que tem direito como ex-presidente do governo catalão, não aceitando a sua destituição e considerando que ainda dirige o executivo "legitimo" daquela região espanhola. "O Estado continua a ser uma …

Árbitros “adiam” pedido de dispensa por 20 dias

Os árbitros de futebol, assistentes e estagiários decidiram, esta quarta-feira, entregar os pedidos de dispensa, mas dentro do prazo regulamentar de 20 dias, viabilizando assim a realização da próxima jornada. Em comunicado enviado à agência Lusa …

José Sócrates acusa o Ministério Público de manipulação

De novo no Youtube, o ex-primeiro ministro tem usado a plataforma para falar sobre as acusações de que é alvo. No mais recente vídeo, José Sócrates "desvenda" os truques da acusação. O mais recente vídeo de …

Ninguém consegue explicar os 64 misteriosos estrondos que se ouviram no céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já se registaram 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino …