Banksy diz que “Menina com Balão” deveria ter sido totalmente destruída

O artista de rua Banksy revelou que a sua obra “Girl With Balloon”, leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby’s e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em pedaços totalmente, mas o sistema instalado na moldura do quadro falhou.

Num vídeo publicado no seu site, o artista britânico de identidade (talvez) desconhecida afirmou que a casa de leilões londrina desconhecia os seus planos, como muitos afirmaram depois de a notícia se tornar viral.

A obra, uma das mais populares de Banksy, mostra uma menina que tenta alcançar um balão em forma de coração e foi arrematada no início do mês por 1,04 milhão de libras (1,180 milhões de euros). Assim que a venda foi confirmada, um triturador de papel escondido dentro da moldura do quadro foi ativado, destruindo metade da pintura.

A ação surpreendeu todos os presentes, que foi explicada pelo próprio Banksy no dia seguinte na sua conta no Instagram com um vídeo, que intitulou com uma citação do pintor espanhol Pablo Picasso: “A necessidade de destruir também é uma necessidade criativa”.

View this post on Instagram

. "The urge to destroy is also a creative urge" – Picasso

A post shared by Banksy (@banksy) on

O artista também partilhou um vídeo no YouTube com imagens do momento em que o quadro foi leiloado, no qual explicou que testou o mecanismo dentro da moldura e que o mesmo “funcionou sempre” – ao contrário do que aconteceu na hora da venda.

O diretor de arte contemporânea na Europa da Sotheby’s, Alex Branczik, disse, após o ocorrido, que a casa desconhecia os planos do enigmático artista.

Branczik reiterou nesta quarta-feira, em entrevista concedida ao jornal especializado “The Art Newspaper”, que a Sotheby’s não detetou o triturador porque foi informada de que a moldura era “uma peça chave do trabalho”.

“A performance de Banksy transformou-se num instante em história da arte mundial”, ressaltou a casa em comunicado, considerando que é “a primeira vez que um novo trabalho artístico é criado durante um leilão”. A imprensa britânica estimou que o valor da obra no mercado pode duplicar graças à relevância da sua destruição.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se assim é porque não a queimou?
    Pois, agora vale mais do dobro!
    Estranha estratégia vinda do artista que é e como foi lá parar!

RESPONDER

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …