Banksy diz que “Menina com Balão” deveria ter sido totalmente destruída

O artista de rua Banksy revelou que a sua obra “Girl With Balloon”, leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby’s e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em pedaços totalmente, mas o sistema instalado na moldura do quadro falhou.

Num vídeo publicado no seu site, o artista britânico de identidade (talvez) desconhecida afirmou que a casa de leilões londrina desconhecia os seus planos, como muitos afirmaram depois de a notícia se tornar viral.

A obra, uma das mais populares de Banksy, mostra uma menina que tenta alcançar um balão em forma de coração e foi arrematada no início do mês por 1,04 milhão de libras (1,180 milhões de euros). Assim que a venda foi confirmada, um triturador de papel escondido dentro da moldura do quadro foi ativado, destruindo metade da pintura.

A ação surpreendeu todos os presentes, que foi explicada pelo próprio Banksy no dia seguinte na sua conta no Instagram com um vídeo, que intitulou com uma citação do pintor espanhol Pablo Picasso: “A necessidade de destruir também é uma necessidade criativa”.

View this post on Instagram

. "The urge to destroy is also a creative urge" – Picasso

A post shared by Banksy (@banksy) on

O artista também partilhou um vídeo no YouTube com imagens do momento em que o quadro foi leiloado, no qual explicou que testou o mecanismo dentro da moldura e que o mesmo “funcionou sempre” – ao contrário do que aconteceu na hora da venda.

O diretor de arte contemporânea na Europa da Sotheby’s, Alex Branczik, disse, após o ocorrido, que a casa desconhecia os planos do enigmático artista.

Branczik reiterou nesta quarta-feira, em entrevista concedida ao jornal especializado “The Art Newspaper”, que a Sotheby’s não detetou o triturador porque foi informada de que a moldura era “uma peça chave do trabalho”.

“A performance de Banksy transformou-se num instante em história da arte mundial”, ressaltou a casa em comunicado, considerando que é “a primeira vez que um novo trabalho artístico é criado durante um leilão”. A imprensa britânica estimou que o valor da obra no mercado pode duplicar graças à relevância da sua destruição.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se assim é porque não a queimou?
    Pois, agora vale mais do dobro!
    Estranha estratégia vinda do artista que é e como foi lá parar!

RESPONDER

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …

Eleição autárquica dos EUA pode ser desempatada com moeda ao ar

Um eleição autárquica numa pequena vila no Ohio, nos Estados Unidos, pode vir a ser decidida com o lançamento de uma moeda ao ar, o famoso jogo do "cara ou coroa". De acordo com o The …

Primeiro aniversário dos Coletes Amarelos. França receia novos tumultos

O clima de tensão regressa a França, com os coletes amarelos a anunciarem a preparação de novas ações para assinalar o primeiro aniversário do início do movimento. A 17 de novembro, o movimento Coletes Amarelos assinala …

Violência leva a mais violência, alerta chefe do Governo de Hong Kong

A chefe do Governo de Hong Kong condenou a “extensa violência” que marcou o dia de greve na cidade, realçando que esta “não resolverá nada” nem fará o Governo ceder aos “apelos políticos” dos manifestantes. Carrie …

Morreu Teresa Tarouca, fadista de "Saudade, silêncio e sombra"

A fadista Teresa Tarouca morreu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, vítima de pneumonia dupla, disse à agência Lusa fonte próxima da família. O corpo de Teresa Tarouca …

Uma queda da varanda. Morreu fundador dos Capacetes Brancos que Rússia acusou de ser espião

O antigo oficial do exército britânico James Le Mesurier, um dos fundadores do movimento humanitário Capacetes Brancos que tem ajudado milhares de pessoas na Síria, foi encontrado morto perto de casa. Terá caído da varanda …

Nuno foi para a Noruega treinar uma equipa de futebol e acabou como vice-presidente da Câmara de Notodden

Nuno Marques emigrou para a Noruega há 15 anos para treinar uma equipa de futebol e acabou eleito vice-presidente da Câmara de Notodden (Leste), funções que jamais aceitaria em Portugal, onde “o principal problema da …