Banksy diz que “Menina com Balão” deveria ter sido totalmente destruída

O artista de rua Banksy revelou que a sua obra “Girl With Balloon”, leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby’s e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em pedaços totalmente, mas o sistema instalado na moldura do quadro falhou.

Num vídeo publicado no seu site, o artista britânico de identidade (talvez) desconhecida afirmou que a casa de leilões londrina desconhecia os seus planos, como muitos afirmaram depois de a notícia se tornar viral.

A obra, uma das mais populares de Banksy, mostra uma menina que tenta alcançar um balão em forma de coração e foi arrematada no início do mês por 1,04 milhão de libras (1,180 milhões de euros). Assim que a venda foi confirmada, um triturador de papel escondido dentro da moldura do quadro foi ativado, destruindo metade da pintura.

A ação surpreendeu todos os presentes, que foi explicada pelo próprio Banksy no dia seguinte na sua conta no Instagram com um vídeo, que intitulou com uma citação do pintor espanhol Pablo Picasso: “A necessidade de destruir também é uma necessidade criativa”.

View this post on Instagram

. "The urge to destroy is also a creative urge" – Picasso

A post shared by Banksy (@banksy) on

O artista também partilhou um vídeo no YouTube com imagens do momento em que o quadro foi leiloado, no qual explicou que testou o mecanismo dentro da moldura e que o mesmo “funcionou sempre” – ao contrário do que aconteceu na hora da venda.

O diretor de arte contemporânea na Europa da Sotheby’s, Alex Branczik, disse, após o ocorrido, que a casa desconhecia os planos do enigmático artista.

Branczik reiterou nesta quarta-feira, em entrevista concedida ao jornal especializado “The Art Newspaper”, que a Sotheby’s não detetou o triturador porque foi informada de que a moldura era “uma peça chave do trabalho”.

“A performance de Banksy transformou-se num instante em história da arte mundial”, ressaltou a casa em comunicado, considerando que é “a primeira vez que um novo trabalho artístico é criado durante um leilão”. A imprensa britânica estimou que o valor da obra no mercado pode duplicar graças à relevância da sua destruição.

EFE // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se assim é porque não a queimou?
    Pois, agora vale mais do dobro!
    Estranha estratégia vinda do artista que é e como foi lá parar!

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …