Bandeiras brancas desfraldadas na ponte de Brooklyn. Mas quem se rendeu?

2

 

As autoridades de Nova Iorque estão a investigar a troca das bandeiras dos Estados Unidos por bandeiras brancas num dos principais cartões de visita da cidade, a ponte de Brooklyn.

A famosa Brooklyn Bridge é sempre a primeira vítima de qualquer sequência de infelizes acontecimentos nos filmes de Hollywood, acabando invariavelmente destruída por um Godzilla ou vaporizada por um meteoro apocalíptico.

Mas na vida real, até agora a ponte foi apenas ameaçada pela praga dos “cadeados do amor” que tem colocado em risco a integridade de pontes em todo o mundo.

Esta noite, algo mudou. A ponte foi “profanada”, tendo-lhe sido subtraídas as duas emblemáticas bandeiras nacionais que normalmente a adornam, no que parece ser um gesto político ou uma mensagem de afirmação.

Imagens de câmaras de vigilância mostraram que as bandeiras, que estão normalmente desfraldadas nos arcos da ponte, foram trocadas durante a madrugada.

A polícia já descartou qualquer ligação do episódio a actividades terroristas ou a algum partido político, mas não apareceu ainda nenhum presumível autor a reivindicar o feito.

“Não estou propriamente feliz com o acontecimento”, disse ao N.Y.Times William J. Bratton

Segundo a mesma fonte, as câmaras de vigilância foram tapadas com panelas de grandes dimensões, “do género das que se usam para cozinhar pizza para uma multidão”, impedindo a identificação dos autores do gesto.

Os autores da troca terão necessariamente “algum conhecimento de escalada, particularmente de pontes”, afirmou John Miller, chefe da brigada de contra-terrorismo da polícia nova-iorquina.

Passadas 24 horas sem qualquer explicação, não tardaram a surgir teorias diversas nas redes sociais, nas quais se especula que poderá ser obra de extra-terrestres, ou um protesto político pela paz na Faixa de Gaza, em referência ao significado da bandeira branca: rendição.

Um outra teoria defende que se poderá tratar de um projecto artístico, uma gigantesca instalação.

Entretanto, no momento de trocar as bandeiras pirata por duas verdadeiras Star Spangled, percebeu-se que as bandeiras não eram exactamente brancas – apenas muito desbotadas, tal como se usava no tempo da Guerra Civil americana.

Na altura, precisamente porque a bandeira descolorida se parecia demasiado com o sinal da rendição, a bandeira da União ganhou as suas cores – o vermelho e azul vivos que hoje a caracterizam.

E o mistério adensa-se.

AJB, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.