Bancos tiram 5 milhões de euros por dia aos clientes em comissões

Mário Cruz / Lusa

O agravamento do preçário da Caixa Geral de Depósitos desencadeou uma série de críticas ao banco e ao Governo. Por dia, são mais de cinco milhões de euros que saem das contas dos clientes.

Segundo as contas da Deco, as comissões bancárias levam cinco milhões de euros por dia aos portugueses, ou seja, 1,8 mil milhões de euros ao fim de um ano.

Segundo o Diário de Notícias, os preçários dos bancos dispararam nos últimos anos, mas o aumento mais recente é o da Caixa Geral de Depósitos. A partir de março, o banco estatal vai aumentar novamente os seus custos, com prejuízo notório de estudantes e reformados.

No último ano, as comissões bancárias aumentaram mais de 6%. Um crescimento muito acima da inflação, que se ficou por 1,4%.

“A tendência tem sido de aumento generalizado das comissões na banca portuguesa, acima do aumento da inflação, uma matriz normalmente utilizada pelos bancos para justificar estes ajustes nos preços”, alerta o economista da Associação para Defesa do Consumidor, Nuno Rico.

Além disso, verificou-se um aumento de 45% na comissão de manutenção de conta e, nos últimos dois a três anos, “os bancos cortaram fortemente nas isenções”. Segundo o DN, o fim das isenções explica parte do novo preçário da CGD.

Em maio do ano passado, Paulo Macedo sinalizou que as comissões teriam de aumentar em 100 milhões em quatro anos. Embora tenha admitido que não seria uma correria, em menos de um ano os aumentos fizeram-se sentir.

A Deco lembra que escapar ao pagamento de uma comissão de manutenção é praticamente impossível. Agora, evitar pagamentos já só é possível na banca online e no Banco CTT, alerta Nuno Rico ao DN.

Aumentam agora as críticas à CGD e aos seus aumentos. António Costa foi confrontado pelos deputados sobre o novo preçário, mas o primeiro-ministro argumentou que não é “administrador da Caixa” e que não entende “a função acionista”.

O Bloco de Esquerda quer que o ministro das Finanças trave o “aumento abusivo” e a CGTP “considera inaceitável que o banco público continue a agravar os custos, chegando a cobrar comissões mais elevadas do que a banca privada”.

Já Marcelo Rebelo de Sousa lembra que a recuperação da CGD “exige sacrifícios“.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Há alguns anos, ali pelo 2000, havia aí um slogan de um banco que dizia assim: ” Os clientes inspiram-nos… ”
    Em dada altura num dos balcões desse mesmo banco presenciei um cliente “satisfeitíssimo” dizer ao gerente em alta voz, enquanto lhe encostava o indicador ao nariz: ” …e nós aspiramos o Cliente”
    .
    Mais.
    .
    Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA, já percebeu em 1802, do perigo dos bancos e, conseqüentemente, dos banqueiros:
    “Eu acho que as instituições bancárias são mais perigosas para nossas liberdades do que os exércitos inteiros prontos para o combate. Se o povo americano permitir que um dia os bancos privados controlem sua moeda, os bancos e todas as instituições que florescerão ao seu redor, privarão as pessoas de toda posse, primeiro por meio da inflação, seguida de recessão, até a dia em que seus filhos vão acordar sem uma casa e sem um telhado sobre a terra que seus pais conquistaram “.
    .

  2. Caros amigos… Não há maior máfia nem maior bandidagem do que os Bancos. Estão acima da lei e nós existimos para eles nos sugarem. Pelo menos é assim que a malta banqueira vê a humanidade, como uma plantação de escravos que só tem é de trabalhar para lhes DAR dinheiro o pouco que tem.

    Só o HSBC nos EUA anda há anos a lavar dinheiro dos Carteis de Droga Mexicanos. Já foi processado, julgado e condenado a pagar multas simbólicas (uns biliõezitos de Dolares, que é o lucro que fazem em poucos dias), mas continua a fazer o que quer e ninguém lhes toca!..

    Estão agora admirados com 5 milhões levados ao povo em comissões?.. Deixem-me rir. Isto só ía lá com muito sangue e muita lágrima… MAs antes de alguma coisa melhorar, iria piorar e muito… Porque fechar um banco atira com a economia dos paises todos para a lama. é por isso que ninguém lhes toca. Se um banco como o HSBC cai… Caimos todos numa crise e numa guerra que fica tudo na miséria durante décadas.

    É complicado… Deixaram os bancos ter o poder que têm, desde o Renascimento até aos dias de hoje. Agora é o caraças… Fazem o que querem.

    • Não, não fazem. E deve andar distraído porque ultimamente tem havido muito banqueiro condenado por esse mundo fora. E por cá perspetiva-se também a mesma tendência. Logo, não fazem o querem. Faziam.

  3. Em cada mês, cada Português paga 15,00€ de comissões aos bancos!
    .
    Lindo.
    .
    Há que pagar o ordenado aos cretinos de sorriso cínico que por detrás do balcão olham para cada visitante como se fossem cabritos para esfolar logo ali na hora.
    .
    Bancarios muito solícitos e sorridentes que dão palmadinhas de facilidade nas nossas costas para lhes confiarmos o nosso património, mas nos jogam as maõs os pescoço e nos correm ao pontapé se a vida nos rasteirou.
    .
    Auferem elevados salários e gozam de grandes mordomias só porque tomam conta do dinheiro dos outros, e nesse esforço hercúleo de trabalharem sentados e falarem com voz maviosa enquanto nos olham para os bolsos, vão-nos sugando a vida como se tivéssemos de os compensar pelo seu esforço e dedicação na custódia das nossas poupanças.

  4. Ironicamente, estou em processo de encerramento de conta na cgd.. nao utilizo muito, mas estava cheia de actividade comissoes, cartao, actualizacao de preçario.. soluçao: banco online, sem comissoes, e com varios cambios!:)

  5. O presidente Marcelo bem que surpreendeu negativamente: sacrifício já todos os Portugueses fizeram, mesmo os que irão nascer no futuro para colocar 5000 milhões para capitalizar a CGD. Além disso ainda as comichões ? A solução é fácil para quem não tem empréstimo : encerrar a conta .

  6. Os Bancos andaram todos a vender (dar) e influenciar empréstimos a muitos empresários e particulares que acabaram na falência parte deles por falta de trabalho ou emprego e talvez devido mais à globalização que os políticos europeus decidiram seguir, resultado, os Bancos acabaram por falir também e hoje para termos dinheiro no Banco em vez de recebermos ainda temos que pagar e parece-me que a situação não irá melhorar pois começa a haver de novo o incitamento ao crédito. Penso que o próprio Estado deveria criar um Banco que defendesse no mínimo sobretudo os trabalhadores e pensionistas não lhes impondo qualquer pagamento, a CGD seria a indicada por ser nacionalizada mas infelizmente seguiu o mesmo caminho dos restantes Bancos.

RESPONDER

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …