//

Bancos pouparam mais de mil milhões com despedimentos desde 2011

1

Nos últimos sete anos, o valor que a banca paga aos seus trabalhadores diminuiu mais de mil milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal.

A diminuição da verba paga em salários tem com principal justificação a redução do número de funcionários – cerca de 10.600 ao longo deste período. Estas conclusões são baseadas em dados do Banco de Portugal, a que o Correio da Manhã teve acesso.

De acordo com os mesmos dados, a verba de 4,4 mil milhões de euros paga aos bancários no final de 2011, baixou para 3,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Ou seja, desde 2011 – o ano de entrada da troika em Portugal – os ordenados no setor caíram 1,1 mil milhões de euros, o equivalente a uma redução de 25%.

Os despedimentos de pessoal contribuíram também para reduzir também os chamados custos operacionais – soma do valor dos ordenados, de outros gastos administrativos e de amortizações – das instituições bancárias, acrescenta o diário.

Em 2011, a fatura da banca para o conjunto destas componentes ascendia, anualmente, a quase oito mil milhões de euros. Passados seis anos desceu até 5,7 mil milhões de euros, menos 2,2 mil milhões, o que corresponde a uma diminuição de quase 30%.

ZAP //

1 Comment

  1. … os Bancos portugueses são a PESTE NEGRA deste Portugal.
    … instituições bancarias MALDITAS criadoras de FOME e MISERIA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.