Bancos obrigados a corrigir preços cobrados aos clientes

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa

O Banco de Portugal (BdP) recebeu 7.603 reclamações de clientes bancários e instaurou 37 contra-ordenações, contra 17 instituições, no primeiro semestre deste ano.

O banco central divulgou, esta segunda-feira, a Sinopse de Actividades de Supervisão Comportamental, um documento que resume a intervenção da entidade, junto dos bancos, nos primeiros seis meses do ano.

O relatório aponta “o aumento das reclamações” nos capítulos do crédito hipotecário e do crédito aos consumidores, “cuja média mensal aumentou, respectivamente, 32,4% e 10,4% relativamente ao ano anterior”.

Já “as reclamações sobre contas de depósito diminuíram 2,8%”, adianta o Banco de Portugal (BdP) num comunicado citado pela Agência Lusa.

Entre Janeiro e Junho deste ano, o BdP recebeu a comunicação de 581 alterações aos preçários levadas a cabo por 95 entidades financeiras, “326 das quais relativas a cobranças de comissões e despesas”, avança o Correio da Manhã, citando o relatório de Supervisão Comportamental. Destas, 119 casos mereceram exigências de correcção por parte do BdP, segundo o jornal.

Na análise aos dados divulgados pelo BdP, o CM repara que a cobrança de comissões, especialmente nas contas à ordem, foi a questão que mais reclamações mereceu.

Banco CTT e Santander Totta lideram queixas

Em termos de entidades bancárias concretas, o Jornal de Negócios avança que o Banco CTT e o Santander Totta lideram as queixas dos clientes, nos segmentos de depósitos e de crédito hipotecário, ultrapassando a concorrência estrangeira.

O Banco CTT destaca-se em termos de queixas relacionadas com depósitos, com “1,13 reclamações por cada 1.000 contas existentes”, refere o Negócios. O Deutsche Bank é o segundo banco com mais reclamações, neste capítulo, e em terceiro lugar surge o BBVA.

Em termos de contratos de crédito hipotecário, o Santander Totta é o líder das queixas “com 1,12 reclamações por cada 1.000 contratos celebrados”, segundo o mesmo jornal. O Banco BIC surge em segundo lugar e o BBVA é terceiro nas queixas.

No crédito ao consumo, a líder das queixas é a financeira FCE, do grupo Ford, “com 1,15 reclamações por cada 1.000 contratos”, aponta o Negócios. Seguem-se Caixa Leasing, Factoring e Deutsche Bank.

37 processos de contra-ordenação

Na Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental, o banco central conclui que em 62% das reclamações encerradas, “não foram detectados indícios de infracção por parte da instituição reclamada”, e que nos restantes 38% “a situação reclamada foi resolvida por iniciativa da instituição ou por actuação do BdP”.

No primeiro semestre de 2017, a instituição liderada por Carlos Costa emitiu 230 determinações específicas dirigidas a 46 instituições “exigindo a correcção das irregularidades detectadas”.

Neste âmbito, o BdP instaurou 37 processos de contra-ordenação contra 17 instituições, “que incidiram sobretudo sobre a comercialização de crédito aos consumidores (11 processos) e as regras de comunicação de informação à central de responsabilidades de crédito (9 processos)”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é tudo uma mentira.
    O que a maioria dos bancos tem feito é cumprir as “ordens” que este senhor tem dado.
    Será que neste relatório consta alguma multa a algum banco?

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …