/

Bancos dos EUA pedem às autoridades que garantam todos os depósitos

1

Minh Nguyen / Wikipedia

Uma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.

A medida “interromperia imediatamente o êxodo de clientes de bancos menores, estabilizaria o setor bancário e reduziria muito o risco de outras falências“, argumentou a Aliança de Bancos de Média Dimensão da América, numa carta dirigida às autoridades.

Atualmente, nos Estados Unidos, a agência responsável pela garantia dos depósitos (FDIC) protege os depósitos bancários até 250 mil dólares (232.500 euros), mas a carta, citada pela Bloomberg, pediu no sábado a proteção de todos os depósitos, mesmo acima do limite.

O período de turbulência no setor bancário começou em 8 de março, com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), a que se seguiu a falência do Signature Bank, causando uma crise de confiança no setor, disse a aliança.

“Independentemente da saúde geral do setor bancário, a confiança foi afetada para todos, exceto para os grandes bancos“, sublinhou a carta.

A aliança apelou à FDIC, à Reserva Federal e à secretária do Tesouro, Janet Yellen, para “restaurarem a confiança” no sistema financeiro.

O grupo de bancos ofereceu-se para financiar a medida, aumentando o valor das contribuições que já pagam à FDIC para garantir os depósitos dos clientes.

Após o colapso do SVB, muitos clientes de bancos mais pequenos decidiram retirar o seu dinheiro para depositá-lo em bancos maiores, considerados demasiado importantes para não serem resgatados pelo Estado norte-americano em caso de crise.

Em resposta, a Reserva Federal (Fed), o banco central norte-americano, comprometeu-se a emprestar os fundos necessários a outros bancos para que possam responder aos levantamentos dos clientes.

Entretanto, esta sexta-feira, o presidente norte-americano Joe Biden pediu ao Congresso que seja “mais duro” com os executivos de bancos falidos, para garantir que “ninguém está acima da lei”.

Biden defendeu que deveria ser “mais fácil para os reguladores” sancionar financeiramente os banqueiros, constatando que a lei atual limita a capacidade de atuação das autoridades administrativas.

O Presidente pediu aos legisladores para darem mais poder às autoridades reguladoras e, em particular à agência responsável pela garantia dos depósitos (FDIC), o organismo que intervém em caso de falência de um banco.

Segundo Joe Biden, este organismo deveria ter poderes para “reclamar” a devolução das remunerações pagas aos banqueiros infratores, impor-lhes multas e proibi-los de exercer futuramente no setor.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.