Biden pede ao Congresso que seja “mais duro” com executivos de bancos falidos

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O presidente Joe Biden, disse esta sexta-feira ao Congresso norte-americano que deve ser “mais duro” com os gestores dos bancos que colapsam, para garantir que “ninguém está acima da lei”.

“O Congresso deve agir para impor penalidades mais duras aos altos executivos bancários, cuja má gestão contribua para a falência das suas instituições”, afirmou o presidente norte-americano, Joe Biden, em comunicado citado pela agência AFP.

Biden defendeu que deveria ser “mais fácil para os reguladores” sancionar financeiramente os banqueiros, constatando que a lei atual limita a capacidade de atuação das autoridades administrativas.

As recentes falências do Silicon Valley Bank (SVB), considerado o maior desaire desde a crise financeira de 2008, e do Signature Bank, nos Estados Unidos, causaram nervosismo nos mercados financeiros.

O Presidente pediu aos legisladores para darem mais poder às autoridades reguladoras e, em particular à agência responsável pela garantia dos depósitos (FDIC), o organismo que intervém em caso de falência de um banco.

Segundo Joe Biden, este organismo deveria ter poderes para “reclamar” a devolução das remunerações pagas aos banqueiros infratores, impor-lhes multas e proibi-los de exercer futuramente no setor.

“Estou fortemente empenhado em responsabilizar os autores deste desastre. Ninguém está acima da lei, e fortalecer a responsabilidade é um elemento dissuasório importante para a má gestão no futuro”, disse Biden no comunicado.

“Quando os bancos colapsam, devido a má administração e riscos excessivos, deve ser mais fácil para os reguladores impor penalizações civis e impedir que os executivos voltem a trabalhar no setor bancário”, acrescentou.

Os órgãos reguladores dos Estados Unidos encerraram a semana passada a atividade do Silicon Valley Bank e assumiram o controlo dos depósitos dos seus clientes, na que é a maior falência de um banco no país desde 2008, altura em que o Washington Mutual colapsou.

O SVB, importante credor para a área de tecnologia e de inovação em saúde, teve dificuldades em obter dinheiro para cobrir a perda com a venda de ativos afetados pela subida da taxa de juros. Os problemas levaram a uma onda de levantamentos de depósitos por clientes.

A Administração Biden agiu imediatamente para evitar o efeito de contágio destas falências, mas a Casa Branca acredita que regulamentos mais rígidos, contestados por muitos republicanos no Congresso, são necessários para garantir a estabilidade do sistema financeiro norte-americano a longo prazo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.