UBS compra Credit Suisse em “operação relâmpago” à margem dos acionistas

1

O grupo bancário suíço UBS vai comprar o Credit Suisse, anunciou hoje o presidente da Suíça, Alain Berset, considerando que esta é melhor forma de “restaurar a confiança”.

A solução “não é apenas decisiva para a Suíça mas para a estabilidade do sistema financeiro mundial”, afirmou o presidente suíço, Alain Berset.

As negociações que decorreram ao longo do fim de semana envolveram os dois bancos, o governo, o banco central e a entidade reguladora.

Segundo a agência Reuters, a operação deverá estar concluída até ao final de 2023.

Como parte do acordo, as partes concordaram com uma modificação da legislação para evitar que esta decisão de compra seja submetida a voto dos acionistas do UBS, segundo uma fonte do jornal, citada pela agência EFE.

As normas do banco suíço determinam que o UBS deveria consultar os seus acionistas durante um período de seis semanas. Para esta operação, no entanto, foram aplicadas medidas de emergência para ultrapassar esse passo.

O Credit Suisse atravessou uma semana de turbulência, tendo perdido mais de 25% do seu valor em bolsa.

A eventual falência de um banco “com esta importância global iria criar consequências irreparáveis para os mercados financeiros“, afirmou a ministra das Finanças do país, Karin Keller-Sutter, citada pela Reuters.

Os dois bancos vão poder aceder a uma linha de liquidez de até 100 mil milhões de francos suíços (101 mil milhões de euros), anunciou hoje o Banco Central suíço.

“Nesta situação de excecional incerteza, a aquisição do Credit Suisse pelo UBS permitiu encontrar uma solução para garantir a estabilidade financeira e proteger a economia suíça”, afirmou o banco central em comunicado, após ter sido anunciada oficialmente a compra.

O Credit Suisse é um dos 30 maiores bancos do mundo e sua espetacular queda da bolsa nesta semana gerou nervosismo no mundo financeiro, já sensibilizado após o colapso de dois bancos nos Estados Unidos.

De acordo com o Financial Times, que foi o primeiro órgão a noticiar a possível compra do Credit Suisse pelo UBS, este último estaria disposto a pagar apenas mil milhões de dólares pela aquisição —  uma fração do valor de mercado do banco à hora de fecho dos mercados na sexta-feira.

Segundo o FT, os clientes do Credit Suisse levantaram 10 mil milhões de francos suíços em depósitos num único dia no fim da semana passada — um indício tangível de desconfiança em relação à saúde da instituição.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.