Banco de livros escolares já recolheu 2.030 manuais

friendssfpl / Flickr

Duzentos euros, no mínimo, é o valor que Helena Faria estima ter poupado com o recurso ao banco de livros escolares fundado pela Câmara de Famalicão, onde já foram “depositados” 2.030 manuais para empréstimo.

Este é já o segundo ano em que Helena Faria recorre a este banco, evitando assim ter de abrir os cordões à bolsa para comprar os livros escolares.

Segundo números revelados esta sexta-feira pelo município, até agora foram doados ao banco 2.030 manuais válidos para empréstimo, o que significa um aumento superior a 60% face à campanha de 2013.

Uma das principais doadoras foi Cláudia Ribeiro, que entre os livros das filhas e sobrinhos angariou cerca de 60 manuais escolares para entregar ao banco.

Um dever cívico” referiu Cláudia Ribeiro, que no ano anterior usufruiu daquele programa, requisitando livros para as suas duas filhas.

“Como a minha situação financeira melhorou, achei por bem entregar este ano o máximo de livros que conseguisse”, acrescentou.

O banco recolhe manuais para os 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

(dr) cm-vnfamalicao.pt

-

Para o 1.º ciclo, há vários anos que o município financia a compra de livros escolares para todos os alunos do concelho.

Este ano, a Câmara de Famalicão decidiu dar prioridade aos alunos de famílias com mais dificuldades financeiras no acesso ao banco, dando assim um cariz “mais social” à iniciativa.

De acordo com o regulamento, o segundo lugar no ranking das prioridades será ocupado pelos alunos de famílias que tenham doado livros ao banco.

De referir ainda que foram doados àquele banco mais cerca de 2800 livros que, pelo facto de não serem reutilizáveis no sistema de ensino português, irão ser oferecidos a instituições dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente nas cidades geminadas com Vila Nova de Famalicão, como Mocuba e Lobata.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …