Banco de livros escolares já recolheu 2.030 manuais

friendssfpl / Flickr

Duzentos euros, no mínimo, é o valor que Helena Faria estima ter poupado com o recurso ao banco de livros escolares fundado pela Câmara de Famalicão, onde já foram “depositados” 2.030 manuais para empréstimo.

Este é já o segundo ano em que Helena Faria recorre a este banco, evitando assim ter de abrir os cordões à bolsa para comprar os livros escolares.

Segundo números revelados esta sexta-feira pelo município, até agora foram doados ao banco 2.030 manuais válidos para empréstimo, o que significa um aumento superior a 60% face à campanha de 2013.

Uma das principais doadoras foi Cláudia Ribeiro, que entre os livros das filhas e sobrinhos angariou cerca de 60 manuais escolares para entregar ao banco.

Um dever cívico” referiu Cláudia Ribeiro, que no ano anterior usufruiu daquele programa, requisitando livros para as suas duas filhas.

“Como a minha situação financeira melhorou, achei por bem entregar este ano o máximo de livros que conseguisse”, acrescentou.

O banco recolhe manuais para os 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

(dr) cm-vnfamalicao.pt

-

Para o 1.º ciclo, há vários anos que o município financia a compra de livros escolares para todos os alunos do concelho.

Este ano, a Câmara de Famalicão decidiu dar prioridade aos alunos de famílias com mais dificuldades financeiras no acesso ao banco, dando assim um cariz “mais social” à iniciativa.

De acordo com o regulamento, o segundo lugar no ranking das prioridades será ocupado pelos alunos de famílias que tenham doado livros ao banco.

De referir ainda que foram doados àquele banco mais cerca de 2800 livros que, pelo facto de não serem reutilizáveis no sistema de ensino português, irão ser oferecidos a instituições dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente nas cidades geminadas com Vila Nova de Famalicão, como Mocuba e Lobata.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …