Banco Central dos EUA eleva juros pela primeira vez em 9 anos

thespeakernews / Flickr

Janet Yellen, presidente do Fed, o Banco Central dos EUA

O Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, decidiu esta quarta-feira subir as taxas de juro de referência em 0,25 ponto percentual, o primeiro aumento desde 2006.

Após uma reunião de dois dias, o Fed indicou que os juros básicos norte-americanos, que estavam próximos de zero, vão subir “gradualmente” a partir de agora.

Desde dezembro de 2008, no início da crise provocada pelo estourar da bolha imobiliária nos Estados Unidos, os juros básicos estavam numa faixa entre 0% e 0,25% ao ano, no nível mais baixo da história. As taxas foram reduzidas para estimular a economia norte-americana naquela altura.

Nos anos seguintes, o Fed promoveu injeções de dólares na economia mundial. No auge do programa, a autoridade monetária norte-americana chegou a injetar 85 mil milhões por mês através da compra de títulos públicos.

Os estímulos monetários começaram a ser reduzidos em dezembro de 2013, dando início a um ciclo de alta do dólar em todo o mundo. As ajudas foram eliminadas em setembro de 2014.

Desde o encerramento do programa de estímulo monetário, o sistema financeiro esperava o momento em que o Fed voltaria a aumentar os juros. Inicialmente previsto para meados deste ano, o reajuste da taxa básica norte-americana foi adiado várias vezes por causa de números conflitantes sobre a recuperação da maior economia do planeta.

Juros mais altos nos Estados Unidos atraem dinheiro para economias avançadas, provocando a fuga de capitais financeiros de países emergentes, como os BRICS.

De acordo com o jornal The New York Times, a elevação da taxa de juros significa um voto de confiança na economia norte-americana num momento em que muitos países ainda lutam para superar a crise na economia global.

O comunicado do Fed cita a força do crescimento do emprego e o contexto de expansão, ainda que moderado, como evidência de que a economia norte-americana não precisa de mais a ajuda de empréstimos com juros extremamente baixos.

Em outubro, o Departamento do Comércio informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anual de 1,5% no terceiro trimestre de 2015.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …