“Evento raro”. Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em que a instalação permanece fechada devido à pandemia de covid-19.

A cria, que ainda não recebeu um nome, nasceu com cerca de 79 quilogramas e 1,80 metros de comprimento. “Estamos muito orgulhosos de Whisper e muito felizes em receber a sua cria na família do Aquário da Geórgia”, disse Dennis Christen, diretor sénior de operações zoológicas, mamíferos e aves do Georgia Aquarium, em comunicado. “Estaremos ao lado da cria enquanto continua a crescer e aprender com Whisper”.

As notícias da gravidez de Whisper foram anunciadas em janeiro e os momentos finais dos bastidores da jornada da nova mãe foram mostrados num episódio especial de The Aquarium, do Animal Planet. A baleia-branca vive no Georgia Aquarium, que é dito ser o maior aquário do mundo, com mais de trinta mil metros cúbicos de água doce e salgada.

Nos meses seguintes às paralisações mundiais e às medidas de distanciamento, o aquário ajustou os seus planos para proteger a equipa e garantir o parto seguro de Whisper. Equipas diferentes estavam encarregues de várias funções de resposta, como equipar-se com equipamento de mergulho, caso a cria precisasse de assistência durante o parto.

A meio do trabalho de parto, Whisper parou de nadar, levando uma equipa de cuidadores a administrar ocitocina para ajudar a estimular as contrações.

Logo depois, a cria foi vista a imitar os movimentos da mãe. Depois de mais alguns empurrões, a cria emergiu e respirou pela primeira vez na superfície, nadando e aconchegando-se emm Whisper.

As baleias-brancas são normalmente encontradas nas águas do Ártico e são consideradas pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como uma espécie de “menor preocupação”. O nascimento marca um “evento raro”, uma vez que apenas uma cria nasceu nos últimos três anos num aquário.

“Este nascimento é importante não só para o Georgia Aquarium, mas para todas as instalações zoológicas credenciadas. A nossa esperança é sustentar a população de baleias-brancas na América do Norte para que as gerações futuras possam aprender sobre elas”, disse Eric Gaglione, vice-presidente de operações zoológicas do Georgia Aquarium. “Durante a gravidez de Whisper, rastreámos dados importantes sobre a gestação das baleias-brancas que, esperançosamente, poderiam levar a decisões informadas sobre conservação das baleias e das suas crias na natureza”.

Após o longo trabalho de parto, as duas baleias estão a descansar e passar tempo juntas. A equipa do aquário diz que irá monitorizá-las constantemente durante as próximas semanas.

“A nossa equipa de saúde animal continua a monitorizar Whisper e a sua cria. As próximas semanas são importantes para o desenvolvimento da cria e há marcos a serem cumpridos, por isso estamos a dar à mãe e à filha todo o apoio e tempo que precisam”, disse Tonya Clauss, vice-presidente de saúde animal e ambiental do Georgia Aquarium.

Atualmente, não há leis federais contra manter baleias em cativeiro nos Estados Unidos, embora tenha sido proibido na Carolina do Sul desde os anos 80 e no Maui desde 2002. Em 2019, o Canadá aprovou o que é conhecido como projeto de lei “Willy Livre” para encerrar o processo de exploração de baleias e golfinhos em cativeiro, juntando-se a muitos países em todo o mundo que proibiram a prática, incluindo Índia, Reino Unido, Costa Rica, Bolívia, Chile, Nicarágua, Brasil, Luxemburgo, Croácia, Chipre, Grécia, Hungria e Eslovênia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …