NASA

Experiência está a mapear a mesosfera e a termosfera inferior e passa pela América Latina em busca do movimento da energia e do momento linear.
A experiência HIWIND (High Altitude Interferometer Wind Observation) foi lançada na Nova Zelândia e está agora a terminar a sua jornada pelo Oceano Pacífico.
É transportada num balão de carga que tem um tamanho semelhante ao de um estádio de futebol. Trata-se de uma carga científica desenvolvida para estudar a dinâmica da atmosfera superior da Terra, em particular a mesosfera e a termosfera inferior.
Essas zonas atmosféricas localizam-se entre 50 a 120 quilómetros acima da superfície, desempenham um papel fundamental na circulação atmosférica e nos padrões climáticos globais, segundo explica a SciTechDaily.
No dia 23 de abril, o balão chegou à América Latina, e já passou sobre o Chile e a Argentina. Próxima paragem? Uma “rasante” perto de África do Sul, como mostra a imagem.
O HIWIND utiliza técnicas óticas e interferométricas avançadas para medir a velocidade e a temperatura do vento em altas altitudes com grande precisão. Fornece aos cientistas dados detalhados sobre ondas e marés atmosféricas, e o seu objetivo é explicar como é que a energia e o momento linear se movem através da atmosfera.
Estas informações são essenciais para melhorar os modelos climáticos, as operações de satélite e a previsão do tempo.
E é possível seguir a viagem deste curioso balão através do seu computador ou telemóvel. Para acompanhar o voo em tempo real, visite o site da Columbia Scientific Balloon Facility, disponível aqui.