Baixa natalidade deve-se ao “consumo de álcool por parte das mulheres”

6

Radek Pietruszka / EPA

Jaroslaw Kaczynski

O líder do partido no poder na Polónia, Jaroslaw Kaczynski, está a ser muito criticado por afirmar que a baixa natalidade no país deve-se ao facto de as mulheres beberem álcool.

A taxa de natalidade na Polónia está em declínio, tendo sido em 2021 de 1,32 crianças por cada mulher, de acordo com as estatísticas estatais polacas, avançadas pela NPR. O país conta com 38 milhões de pessoas.

“É preciso dizer abertamente algumas verdades amargas. Se (…) as jovens mulheres bebem, aos 25 anos, tanto como os seus pares masculinos, não terão filhos”, disse o chefe do partido nacionalista PiS (Lei e Justiça), um partido que se apresenta como defensor da família tradicional. Kaczynski nunca casou nem teve filhos.

Na sua opinião, o problema não se prende com a situação material das famílias. “Não é só uma questão material, é uma questão de uma certa atitude entre as pessoas, especialmente entre as mulheres, porque são as mulheres que dão à luz os filhos”, indicou o político.

Kaczynski continuou a sua argumentação com uma apreciação da diferença do alcoolismo entre os sexos: “Lembrem-se que para desenvolver alcoolismo um homem tem de beber excessivamente durante 20 anos em média”, declarou. “Para uma mulher bastam dois anos”.

A diferença, segundo Kaczynski, que citou um médico com quem um dia falou, continua na recuperação: esse médico teria conseguido tratar um terço dos homens alcoólicos que acompanhou, mas nenhuma mulher.

“Sou realmente um sincero defensor da igualdade das mulheres, mas não sou um defensor de mulheres que fingem ser homens, e homens que fingem ser mulheres”, disse Kaczynski.

Muitas pessoas críticas do Governo dizem que o próprio Executivo tem desencorajado as mulheres de terem filhos, devido a uma proibição quase total do aborto, o que sujeita as grávidas a perigo se a continuação da gravidez for um risco para a sua vida e a intervenção não for autorizada.

Há dois anos, a vice-ministra da Família, Barbara Socha, admitiu que o programa do Governo de incentivo à natalidade – um dos mais importantes para o Executivo, que aprovou várias medidas “pró-família” – não estava a ter os resultados pretendidos apesar de ser popular.

A política de esquerda Joanna Scheuring-Wielgus criticou os comentários de Kaczynski​. “A Polónia sob o Governo do PiS é anti-família e anti-mulher”, declarou.

Um grupo de mulheres polacas convocou uma manifestação em frente à casa de Kaczynski em Varsóvia, no dia 28 de novembro, data em que foi conquistado o direito de voto feminino na Polónia, há 104 anos.

ZAP //

6 Comments

  1. E o momento de dizer ; “Hà com cada Un” . Para procriar é preciso o que toda a Gente sabe ! … Uma semente e un terreno fértil . Un Homem com uma carga , ou seja (embriagado como um Polonês) , bem pode tentar mas não consegue semear , enquanto no caso de uma Mulher tanto faz o Terreno fértil está sempre disponível e não necessita de esforço nenhum ! …. Por os vistos este Totó não sabe do que fala , ou nunca tentou semear!

  2. Na verdade a baixa natalidade na Polónia deve-se ao facto desse país ser uma capital do homossexualismo; as declarações do ex-Primeiro-Ministro da República da Polónia, Jaroslaw Kaczynski, são falsas e pretendem ocultar o verdadeiro problema.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.