As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Steven Wilbert e Gary Borisy / Forsyth Institute

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada.

Os micro-organismos estão em toda a parte – até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela agora que, ao contrário do que poderíamos pensar, as bactérias não estão misturadas aleatoriamente na nossa língua. Estes meticulosos micro-organismos preferem viver perto da sua própria espécie, separando-se em grupos distintos.

Uma equipa de cientistas analisou amostras de 21 participantes saudáveis e identificaram 17 géneros bacterianos abundantes na língua, que estavam presentes em mais de 80% dos indivíduos. A fotografia que ilustra este artigo mostra um biofilme bacteriano raspado da superfície de uma língua.

As cores indicam o tecido epitelial humano que forma um núcleo central (mais cinzento) e bactérias distintas. As Actinomyces (vermelho) ocupam uma região próxima ao núcleo, enquanto que os estreptococos (verde) localizam-se numa crosta externa.

Outras categorias de bactérias (Rothia, a ciano; Neisseria, a amarelo; Veillonella, a magenta) estão presentes em aglomerados e faixas que sugerem crescimento da comunidade para fora do núcleo central.

“As bactérias na língua são muito mais do que apenas uma pilha aleatória. São mais parecidas com um órgão do nosso corpo”, disse Gary Borisy, do Forsyth Institute e da Harvard School of Dental Medicine.

A língua é particularmente importante porque abriga um grande reservatório de micro-organismos, explica o Science Daily.

Além disso, “é um ponto de referência tradicional na medicina: ‘mostre a língua’ é uma das primeiras coisas que um médico diz”, acrescenta Jessica Mark Welch, ecologista microbiana do Marine Biological Laboratory e coautora do artigo científico, publicado recentemente na Cell Reports.

Esta é a primeira vez que os cientistas conseguem observar as comunidades microbianas da língua com tanto detalhe. Ver onde as diferentes espécies se reúnem e como se organizam pode revelar muito mais sobre como as bactérias funcionam e como interagem umas com as outras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …