/

Azul confirma investimento de 90 milhões na TAP

Fortune Live Media / Flickr

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

A companhia aérea brasileira Azul, detida por David Neeleman, avança com 90 milhões de euros convertíveis em ações para capitalizar a TAP. A Azul poderá vir a ter direito a cerca de 40% dos direitos económicos da TAP.

A Azul anunciou esta segunda-feira a concretização de um investimento de cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na TAP, uma operação que se insere no empréstimo obrigacionista que prevê uma injeção de capital que deverá chegar aos 120 milhões de euros, que poderá ser subscrito em cerca de 30 milhões de euros pelo Estado português.

“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de investir aproximadamente 100 milhões de dólares em títulos conversíveis em ações preferenciais da TAP Portugal, o que dará à companhia brasileira o direito de deter aproximadamente 40% do valor económico da aérea portuguesa na ocasião da conversão do título e após aprovação da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal” (ANAC), escreve a empresa de David Neeleman – empresário que integra com Humberto Pedrosa o consórcio Atlantic Gateway, vencedor da privatização da TAP -, em comunicado.

“Esse investimento decorre do acordo de 450 milhões de dólares (400 milhões de euros) do HNA Group anunciado ao final de 2015, quando o conglomerado chinês concordou em se tornar o mais novo acionista da Azul com 23,7% do valor económico da companhia”, lê-se na nota da Azul.

A emissão de obrigações convertíveis em ações preferenciais integra o plano de capitalização da TAP, acordado em junho do ano passado durante o processo de privatização da companhia aérea portuguesa.

A reversão do processo de privatização aconteceu em fevereiro deste ano, com a assinatura de um memorando de entendimento que definiu as regras de negociação para um acordo de venda no âmbito do qual o Estado voltará a ter 50% do capital da TAP.

O capital poderá vir a ser assumido pelo Estado português, mas esta decisão só será tomada quando for fechado esse acordo de venda com a Atlantic Gateway, que deverá ficar fechado até 30 de abril.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.