Azul confirma investimento de 90 milhões na TAP

Fortune Live Media / Flickr

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

A companhia aérea brasileira Azul, detida por David Neeleman, avança com 90 milhões de euros convertíveis em ações para capitalizar a TAP. A Azul poderá vir a ter direito a cerca de 40% dos direitos económicos da TAP.

A Azul anunciou esta segunda-feira a concretização de um investimento de cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na TAP, uma operação que se insere no empréstimo obrigacionista que prevê uma injeção de capital que deverá chegar aos 120 milhões de euros, que poderá ser subscrito em cerca de 30 milhões de euros pelo Estado português.

“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de investir aproximadamente 100 milhões de dólares em títulos conversíveis em ações preferenciais da TAP Portugal, o que dará à companhia brasileira o direito de deter aproximadamente 40% do valor económico da aérea portuguesa na ocasião da conversão do título e após aprovação da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal” (ANAC), escreve a empresa de David Neeleman – empresário que integra com Humberto Pedrosa o consórcio Atlantic Gateway, vencedor da privatização da TAP -, em comunicado.

“Esse investimento decorre do acordo de 450 milhões de dólares (400 milhões de euros) do HNA Group anunciado ao final de 2015, quando o conglomerado chinês concordou em se tornar o mais novo acionista da Azul com 23,7% do valor económico da companhia”, lê-se na nota da Azul.

A emissão de obrigações convertíveis em ações preferenciais integra o plano de capitalização da TAP, acordado em junho do ano passado durante o processo de privatização da companhia aérea portuguesa.

A reversão do processo de privatização aconteceu em fevereiro deste ano, com a assinatura de um memorando de entendimento que definiu as regras de negociação para um acordo de venda no âmbito do qual o Estado voltará a ter 50% do capital da TAP.

O capital poderá vir a ser assumido pelo Estado português, mas esta decisão só será tomada quando for fechado esse acordo de venda com a Atlantic Gateway, que deverá ficar fechado até 30 de abril.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …