Azul confirma investimento de 90 milhões na TAP

Fortune Live Media / Flickr

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

A companhia aérea brasileira Azul, detida por David Neeleman, avança com 90 milhões de euros convertíveis em ações para capitalizar a TAP. A Azul poderá vir a ter direito a cerca de 40% dos direitos económicos da TAP.

A Azul anunciou esta segunda-feira a concretização de um investimento de cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na TAP, uma operação que se insere no empréstimo obrigacionista que prevê uma injeção de capital que deverá chegar aos 120 milhões de euros, que poderá ser subscrito em cerca de 30 milhões de euros pelo Estado português.

“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de investir aproximadamente 100 milhões de dólares em títulos conversíveis em ações preferenciais da TAP Portugal, o que dará à companhia brasileira o direito de deter aproximadamente 40% do valor económico da aérea portuguesa na ocasião da conversão do título e após aprovação da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal” (ANAC), escreve a empresa de David Neeleman – empresário que integra com Humberto Pedrosa o consórcio Atlantic Gateway, vencedor da privatização da TAP -, em comunicado.

“Esse investimento decorre do acordo de 450 milhões de dólares (400 milhões de euros) do HNA Group anunciado ao final de 2015, quando o conglomerado chinês concordou em se tornar o mais novo acionista da Azul com 23,7% do valor económico da companhia”, lê-se na nota da Azul.

A emissão de obrigações convertíveis em ações preferenciais integra o plano de capitalização da TAP, acordado em junho do ano passado durante o processo de privatização da companhia aérea portuguesa.

A reversão do processo de privatização aconteceu em fevereiro deste ano, com a assinatura de um memorando de entendimento que definiu as regras de negociação para um acordo de venda no âmbito do qual o Estado voltará a ter 50% do capital da TAP.

O capital poderá vir a ser assumido pelo Estado português, mas esta decisão só será tomada quando for fechado esse acordo de venda com a Atlantic Gateway, que deverá ficar fechado até 30 de abril.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …

CGTP ameaça Costa: “Ou dá resposta às reivindicações ou conta com contestação” nas ruas

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, defendeu a alteração das leis laborais e o aumento do salários na próxima legislatura, avisando que caso estas reivindicações não sejam atendida, o Governo terá forte contestação nas ruas. Arménio …

Das eleições resultou um "Governo instável" e Marcelo foi "o grande ganhador sem ter participado"

Para Luís Marques Mendes, o PS teve mais votos, mas tem piores condições para governar. Além disso, na opinião do comentador político, foi Marcelo quem ganhou estas eleições, por não ter havido maioria absoluta. O Partido …

"Querem que pique a bolha?" Conselheiros do Banco de Portugal compararam Montepio ao caso BES

Numa "discussão acesa" no Banco de Portugal, conselheiros da entidade de supervisão compararam a situação do Banco Montepio ao caso BES, com referências a um "esquema de Ponzi", em pirâmide, e a ideia de que …

CGD e Novo Banco vão atrás da fortuna de Paulo Maló

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco vão tentar executar o património pessoal de Paulo Maló, médico e empresário que fundou a Malo Clinic, empresa especializada em medicina dentária, escreve o Jornal …

Comandante que desviou dinheiro da Proteção Civil recebe avença do Estado

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês. O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência …

New York Times divulga provas de que a Rússia bombardeou deliberadamente hospitais na Síria

O The New York Times publicou este domingo, segundo avança o próprio jornal norte-americano, provas de que a Rússia bombardeou repetidamente e deliberadamente hospitais na Síria, onde intervém em apoio do regime sírio do Presidente …

Simone Biles torna-se na ginasta mais medalhada de sempre em Mundiais

Esta foi a quarta medalha de ouro para Biles em Estugarda, depois de ter vencido a prova por equipas, o concurso geral individual e a prova de salto. A norte-americana Simone Biles tornou-se hoje a ginasta …

Há um Reino muito pouco Unido na corda bamba. Rainha inicia semana decisiva para o Brexit

Depois do discurso real desta segunda-feira, as conversações entre Londres e Bruxelas deverão continuar e avançar pela cimeira da UE de quinta e sexta-feira. No sábado, o Parlamento britânico reúne-se excecionalmente para votar o que …

Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer vencem Nobel da Economia

O prémio Nobel da Economia de 2019 foi esta segunda-feira atribuído à francesa Esther Duflo, ao indiano Abhijit Banerjee e ao norte-americano Michael Kremer, anunciou a Real Academia das Ciências sueca. O Prémio de Ciências Económicas …