Azul confirma investimento de 90 milhões na TAP

Fortune Live Media / Flickr

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul

A companhia aérea brasileira Azul, detida por David Neeleman, avança com 90 milhões de euros convertíveis em ações para capitalizar a TAP. A Azul poderá vir a ter direito a cerca de 40% dos direitos económicos da TAP.

A Azul anunciou esta segunda-feira a concretização de um investimento de cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na TAP, uma operação que se insere no empréstimo obrigacionista que prevê uma injeção de capital que deverá chegar aos 120 milhões de euros, que poderá ser subscrito em cerca de 30 milhões de euros pelo Estado português.

“A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de investir aproximadamente 100 milhões de dólares em títulos conversíveis em ações preferenciais da TAP Portugal, o que dará à companhia brasileira o direito de deter aproximadamente 40% do valor económico da aérea portuguesa na ocasião da conversão do título e após aprovação da Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal” (ANAC), escreve a empresa de David Neeleman – empresário que integra com Humberto Pedrosa o consórcio Atlantic Gateway, vencedor da privatização da TAP -, em comunicado.

“Esse investimento decorre do acordo de 450 milhões de dólares (400 milhões de euros) do HNA Group anunciado ao final de 2015, quando o conglomerado chinês concordou em se tornar o mais novo acionista da Azul com 23,7% do valor económico da companhia”, lê-se na nota da Azul.

A emissão de obrigações convertíveis em ações preferenciais integra o plano de capitalização da TAP, acordado em junho do ano passado durante o processo de privatização da companhia aérea portuguesa.

A reversão do processo de privatização aconteceu em fevereiro deste ano, com a assinatura de um memorando de entendimento que definiu as regras de negociação para um acordo de venda no âmbito do qual o Estado voltará a ter 50% do capital da TAP.

O capital poderá vir a ser assumido pelo Estado português, mas esta decisão só será tomada quando for fechado esse acordo de venda com a Atlantic Gateway, que deverá ficar fechado até 30 de abril.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …