Ayuso com vitória triunfal. PP esmaga a esquerda em Madrid e Iglesias deixa a política

EPA / Mariscal

Isabel Díaz Ayuso

Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madrid, reeleita no cargo pelo PP a 4 de Maio de 2021.

O Partido Popular (PP) conseguiu uma vitória significativa nas eleições regionais de Madrid, conquistando mais assentos parlamentares do que toda a esquerda junta e consolidando o poder de Isabel Díaz Ayuso. Na extrema-esquerda, Pablo Iglesias, do Unidas Podemos, deixa a política.

Com 97% dos votos contados, o PP é o grande vencedor das eleições para a Assembleia da Comunidade de Madrid. Mas “é preciso personalizar o triunfo” na candidata do PP, Isabel Díaz Ayuso que, há dois anos, era “uma absoluta desconhecida”, mas que agora se “consolida como um autêntico fenómeno político”, realça o El País.

O PP de Ayuso soma mais assentos parlamentares do que os três partidos de esquerda juntos e, assim, poderá governar sem o apoio do Vox de extrema-direita.

A direita consegue somar 78 lugares (65 do PP e 13 do Vox) contra os 58 da esquerda (24 do PSOE, 24 do Más Madrid e 10 do Podemos), conforme as contas do El País.

Nas eleições de Maio de 2019, Ayuso tornou-se presidente da região de Madrid graças a uma “geringonça” com o Cidadãos (direita-liberal) e com o apoio parlamentar do Vox, depois de o PSOE ter sido o partido mais votado.

Em meados de Março deste ano, Ayuso dissolveu o parlamento regional e pôs fim à aliança com o Cidadãos, convocando eleições antecipadas.

Uma jogada de mestre da presidente da Comunidade de Madrid que conseguiu capitalizar a popularidade juntou entre uma parte da população da cidade.

Socialistas com derrota histórica

O Partido Socialista (PSOE) é o grande derrotado das eleições, tendo perdido 13 deputados regionais em comparação com a última votação.

Este resultado é também um contratempo para o primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez que lidera uma coligação de esquerda com o Unidas Podemos no Governo nacional.

Trata-se do pior resultado da história dos socialistas espanhóis que ficaram atrás do Más Madrid, com uma diferença de cerca de 2.000 votos. O Más Madrid é agora a força política mais votada à esquerda.

Pedro Sánchez já felicitou Ayuso pelo “grande resultado” alcançado. “As urnas deram a Ayuso um grande resultado e, acima de tudo, uma grande responsabilidade. Parabéns”, aponta o primeiro-ministro espanhol no seu perfil no Twitter.

Quanto aos restantes resultados eleitorais, o Cidadãos fica de fora da Assembleia e o Vox é a quarta força na Comunidade de Madrid, ao eleger 13 deputados regionais, mais um do que há dois anos.

A coligação de extrema-esquerda Unidas Podemos, com Pablo Iglésias como candidato, subiu de sete para 10 o total de assentos parlamentares.

Ahora Madrid / Flickr

Pablo Iglesias, líder do Unidas Podemos

Pablo Iglesias anuncia retirada da política

Após o sucesso evidente da direita nas eleições regionais de Madrid, e apesar de o Unidas Podemos até ter conseguido melhorar a votação de há dois anos, Pablo Iglesias anunciou que se retira da política.

Abandono todos os meus lugares, vou deixar a política no sentido da política partidária”, apontou Iglesias a um grupo de activistas do seu partido, depois de se saber o resultado das eleições regionais de Madrid.

Pablo Iglesias é o líder do Unidas Podemos e foi vice-presidente no Governo minoritário de Sánchez, tendo abandonado o executivo em Março para concorrer às eleições regionais de Madrid.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O Syriza da Grécia rebentou. Agora foi o Podemos. O BE português não lhe faltará muito para se esvair. São seitas partidárias ocasionais, sem fôlego e sem essência. Apenas arte ilusionista passageira.

    • Olhe que nós somos dos poucos que ainda temos um partido comunista em pleno século XXI. Não subestime a ignorância do povo!

  2. Isto é o resultado de uma extrema esquerda desligada da realidade de um país, Estando apenas preocupada com os casos mediáticos de outros países ou defender direitos de outros povos pisando nos costumes, hábitos ou historia do seu próprio povo.

  3. Espero que esses bons ventos soprem em Portugal e faça com que o BE desapareça do mapa politico nacional.

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …