“Conquistem a vaga no relvado”: aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

FIFA

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares.

A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra a UEFA e contra a FIFA. Em causa as alterações no calendário previstas para os próximos anos, essencialmente para a Liga dos Campeões e para o Mundial.

Em relação à Liga dos Campeões, a entidade mostrou-se contra as vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares.

O maior torneio europeu de clubes vai ser alterado em 2024 e, entre as mudanças, vai passar a contar com dois clubes “históricos” que, mesmo que tenham falhado o apuramento na época anterior, irão participar na Liga dos Campeões por terem as melhores pontuações nas competições da UEFA, nas últimas temporadas.

Em comunicado a Associação das Ligas Europeias lembrou que o “factor decisivo” no mérito desportivo é ganhar ou perder nas competições: “Conquistem a vaga no relvado“.

“O coeficiente das épocas anteriores não deve ser utilizado como método para qualificação. Isso deve ser completamente esquecido”, lê-se.

O director da associação, Jacco Swart, disse em conferência de imprensa que a UEFA prometeu que este processo irá ser novamente discutido no próximo ano.

Desta reunião saiu também o reforço de uma ideia: rejeitar a realização do Mundial de futebol de dois em dois anos: “Todas as propostas foram rejeitadas. Consideramos que a FIFA propôs uma mudança de calendário sem ter em conta os clubes. Com uma mudança que pode ter repercussões a nível desportivo e financeiro, em detrimento das competições caseiras, jogadores e todos os adeptos”.

“Os torneios mundiais e outros torneios continentais devem ser disputados com a frequência actual”, afirmou Swart.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.