Avioneta com faixa de apoio a Sócrates sobrevoou a cadeia de Évora

Uma avioneta com uma faixa “José Sócrates Sempre” sobrevoou hoje a cadeia de Évora, onde o ex-primeiro-ministro está detido, durante uma iniciativa de solidariedade, em que foram atirados cravos vermelhos para o interior do recinto.

No Dia da Liberdade, os apoiantes, cerca de 60, acompanharam cada uma das passagens da avioneta com palmas e gritando “Sócrates”, depois de terem atirado cravos vermelhos para o interior da prisão e entoado o tema emblemático da revolução “Grândola, vila morena”.

A avioneta sobrevoou a cadeia mais de uma dezena de vezes, durante a tarde, enquanto decorreu a manifestação de solidariedade organizada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre”, já oficialmente formado e que considera o antigo primeiro-ministro “um preso político” e que deveria aguardar julgamento em liberdade.

Acompanhados por um carro de som, os apoiantes deram a volta à prisão e pararam nas traseiras, onde julgam que são ouvidos pelo antigo chefe de Governo socialista, para entoaram um hino de apoio e o tema “Grândola, vila morena”, antes de atirarem a cravos vermelhos para o interior do recinto e alguns deles usavam na lapela a flor que simboliza o 25 de Abril.

Na manifestação, que os promotores intitularam “25 de Abril – Liberdade em Évora“, foram visíveis três bandeiras do Partido Socialista, uma da Juventude Socialista e outra de Portugal e, entre outras, os apoiantes, oriundos de vários pontos do país, entoaram a frase “Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS”.

“Sócrates amigo, o povo está contigo”, “25 de Abril sempre, presos políticos nunca mais” e “Fascismo nunca mais” foram outras das frases entoadas pelos apoiantes, envergando um deles vestuário no qual se podia ler “Je suis Sócrates“.

O empresário José António Pinho, que promoveu uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de Janeiro, junto à cadeia de Évora, voltou hoje a marcar presença para manifestar solidariedade ao “amigo”, que “está a ser perseguido”, e para criticar o “julgamento” de José Sócrates na “praça pública”.

Até prova em contrário, é inocente“, reiterou José Pinho.

José Sócrates está em prisão preventiva, na cadeia de Évora, desde o dia 25 de Novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • À falta de borrachas de tracção para o mecanismo de rotação da velha cassete sugere-se a aquisição de um DVD player de tracção directa.

  1. Mais do que os encantos do florido ficou a coreografia ‘big brother’.
    Mesmo que algumas redacções o não quisessem… Os colarinhos dão nas vistas!
    Pelo que se vê, não tanto pela “afronta ao 25 de Abril”, o que parece ser a única saída precária, é a tentativa de esboço que alguns andam a tentar desenhar como caso político e isto num estado de direito democrático reconhecido mundialmente! Percebe-se: “Jobs for Boys n girls” com desapego pelo andor, é certo.

RESPONDER

A luz solar pode tornar os sacos de plástico (ainda) mais perigosos para o ambiente

A exposição ao sol dos sacos plásticos cria dezenas de milhares de novos componentes químicos que se podem dissolver na água, num processo que é bastante rápido. Os danos dos sacos de plástico para o ambiente …

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …