Avioneta com faixa de apoio a Sócrates sobrevoou a cadeia de Évora

Uma avioneta com uma faixa “José Sócrates Sempre” sobrevoou hoje a cadeia de Évora, onde o ex-primeiro-ministro está detido, durante uma iniciativa de solidariedade, em que foram atirados cravos vermelhos para o interior do recinto.

No Dia da Liberdade, os apoiantes, cerca de 60, acompanharam cada uma das passagens da avioneta com palmas e gritando “Sócrates”, depois de terem atirado cravos vermelhos para o interior da prisão e entoado o tema emblemático da revolução “Grândola, vila morena”.

A avioneta sobrevoou a cadeia mais de uma dezena de vezes, durante a tarde, enquanto decorreu a manifestação de solidariedade organizada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre”, já oficialmente formado e que considera o antigo primeiro-ministro “um preso político” e que deveria aguardar julgamento em liberdade.

Acompanhados por um carro de som, os apoiantes deram a volta à prisão e pararam nas traseiras, onde julgam que são ouvidos pelo antigo chefe de Governo socialista, para entoaram um hino de apoio e o tema “Grândola, vila morena”, antes de atirarem a cravos vermelhos para o interior do recinto e alguns deles usavam na lapela a flor que simboliza o 25 de Abril.

Na manifestação, que os promotores intitularam “25 de Abril – Liberdade em Évora“, foram visíveis três bandeiras do Partido Socialista, uma da Juventude Socialista e outra de Portugal e, entre outras, os apoiantes, oriundos de vários pontos do país, entoaram a frase “Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS”.

“Sócrates amigo, o povo está contigo”, “25 de Abril sempre, presos políticos nunca mais” e “Fascismo nunca mais” foram outras das frases entoadas pelos apoiantes, envergando um deles vestuário no qual se podia ler “Je suis Sócrates“.

O empresário José António Pinho, que promoveu uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de Janeiro, junto à cadeia de Évora, voltou hoje a marcar presença para manifestar solidariedade ao “amigo”, que “está a ser perseguido”, e para criticar o “julgamento” de José Sócrates na “praça pública”.

Até prova em contrário, é inocente“, reiterou José Pinho.

José Sócrates está em prisão preventiva, na cadeia de Évora, desde o dia 25 de Novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • À falta de borrachas de tracção para o mecanismo de rotação da velha cassete sugere-se a aquisição de um DVD player de tracção directa.

  1. Mais do que os encantos do florido ficou a coreografia ‘big brother’.
    Mesmo que algumas redacções o não quisessem… Os colarinhos dão nas vistas!
    Pelo que se vê, não tanto pela “afronta ao 25 de Abril”, o que parece ser a única saída precária, é a tentativa de esboço que alguns andam a tentar desenhar como caso político e isto num estado de direito democrático reconhecido mundialmente! Percebe-se: “Jobs for Boys n girls” com desapego pelo andor, é certo.

RESPONDER

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …

Gil Dias e Rúben Vinagre estão na rota do Benfica

Gil Dias e Rúben Vinagre podem ser reforços do SL Benfica para a próxima temporada. Os dois jogadores estiveram cedidos ao Famalicão esta época. O interesse do SL Benfica em Rúben Vinagre não é recente. O …

Tribunal declara inútil ação do Chega porque proibição à circulação na AML terminou

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considerou inútil, esta segunda-feira,  apreciar a intimação do Chega contra a proibição de entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no fim-de-semana, uma vez que esta medida temporária …