Avioneta com faixa de apoio a Sócrates sobrevoou a cadeia de Évora

Uma avioneta com uma faixa “José Sócrates Sempre” sobrevoou hoje a cadeia de Évora, onde o ex-primeiro-ministro está detido, durante uma iniciativa de solidariedade, em que foram atirados cravos vermelhos para o interior do recinto.

No Dia da Liberdade, os apoiantes, cerca de 60, acompanharam cada uma das passagens da avioneta com palmas e gritando “Sócrates”, depois de terem atirado cravos vermelhos para o interior da prisão e entoado o tema emblemático da revolução “Grândola, vila morena”.

A avioneta sobrevoou a cadeia mais de uma dezena de vezes, durante a tarde, enquanto decorreu a manifestação de solidariedade organizada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre”, já oficialmente formado e que considera o antigo primeiro-ministro “um preso político” e que deveria aguardar julgamento em liberdade.

Acompanhados por um carro de som, os apoiantes deram a volta à prisão e pararam nas traseiras, onde julgam que são ouvidos pelo antigo chefe de Governo socialista, para entoaram um hino de apoio e o tema “Grândola, vila morena”, antes de atirarem a cravos vermelhos para o interior do recinto e alguns deles usavam na lapela a flor que simboliza o 25 de Abril.

Na manifestação, que os promotores intitularam “25 de Abril – Liberdade em Évora“, foram visíveis três bandeiras do Partido Socialista, uma da Juventude Socialista e outra de Portugal e, entre outras, os apoiantes, oriundos de vários pontos do país, entoaram a frase “Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS”.

“Sócrates amigo, o povo está contigo”, “25 de Abril sempre, presos políticos nunca mais” e “Fascismo nunca mais” foram outras das frases entoadas pelos apoiantes, envergando um deles vestuário no qual se podia ler “Je suis Sócrates“.

O empresário José António Pinho, que promoveu uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de Janeiro, junto à cadeia de Évora, voltou hoje a marcar presença para manifestar solidariedade ao “amigo”, que “está a ser perseguido”, e para criticar o “julgamento” de José Sócrates na “praça pública”.

Até prova em contrário, é inocente“, reiterou José Pinho.

José Sócrates está em prisão preventiva, na cadeia de Évora, desde o dia 25 de Novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • À falta de borrachas de tracção para o mecanismo de rotação da velha cassete sugere-se a aquisição de um DVD player de tracção directa.

  1. Mais do que os encantos do florido ficou a coreografia ‘big brother’.
    Mesmo que algumas redacções o não quisessem… Os colarinhos dão nas vistas!
    Pelo que se vê, não tanto pela “afronta ao 25 de Abril”, o que parece ser a única saída precária, é a tentativa de esboço que alguns andam a tentar desenhar como caso político e isto num estado de direito democrático reconhecido mundialmente! Percebe-se: “Jobs for Boys n girls” com desapego pelo andor, é certo.

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …