Aviões defeituosos terão envenenado passageiros com produtos químicos em centenas de voos

Em centenas de voos por ano, produtos químicos perigosos escapam no suprimento de ar de um avião, envenenando pilotos, tripulantes e passageiros. E, de acordo com uma investigação do Los Angeles Times, durante anos, o problema foi varrido para debaixo do tapete.

O jornal norte-americano Los Angeles Times divulgou na quinta-feira passada uma investigação sobre a fuga de produtos químicos perigosos em centenas de voos, o que terá envenenado pilotos, tripulantes e passageiros. Apesar de ser conhecido, o problema foi varrido para debaixo do tapete durante vários anos.

Problemas mecânicos e fugas podem contaminar o ar conforme é sugado pelos motores, levando a doenças de longo prazo, danos cerebrais graves e até à morte. É um problema sério, mas só recentemente começou a chamar a atenção.



O LA Times estima que, em tempos de pré-pandemia, estes chamados “eventos de fumo” aconteciam em cerca de cinco voos por dia nos Estados Unidos em todas as companhias aéreas – e o problema não desapareceu com o surgimento da covid-19.

O jornal refere um caso que aconteceu em junho de 2019 no voo 3455 da Southwest Airlines em junho de 2019. Antes da descolagem, o avião foi evacuado e o piloto removido numa cadeira de rodas devido aos gases que o deixaram “embriagado”.

Quando os passageiros perguntaram o que aconteceu, a companhia aérea alegadamente atribuiu o cheiro podre à jaca que um passageiro transportava.

Até agora, não foram feitos estudos em grande escala sobre estes “eventos de fumo”. Dar conhecimento deles continua a ser voluntário, e as companhias aéreas têm ignorado ativamente os esforços para resolver o problema.

A Boeing, por exemplo, recusou-se a instalar sensores de qualidade do ar, argumentando que as suas medições poderiam ser usadas contra companhias aéreas num possível litígio, de acordo com a investigação do LA Times.

Segundo o jornal, apenas um avião moderno usa um novo sistema de distribuição de ar que já não leva o ar da cabine através dos motores: o Boeing 787 Dreamliner.

O problema parece estar a ser ignorado, em parte, porque, em muitos casos, os sintomas são leves e assemelham-se aos do jetlagcondição que leva a um conjunto de alterações físicas e psicológicas resultantes de uma longa viagem de avião através de vários fusos horários.

Assim, as consequências destes eventos passam despercebidas entre os viajantes cansados.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …