Avião solar chega à Califórnia depois de atravessar o Pacífico

O Solar Impulse 2 sobrevoa a ponte Golden Gate em São Francisco

O avião Solar Impulse II, movido 100% a energia captada do Sol, aterrou este domingo na cidade de Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de atravessar o Oceano Pacífico.

O Solar Impulse II completou assim a etapa mais perigosa da sua tentativa de ser a primeira aeronave sem combustível ou emissão de poluentes a dar a volta ao mundo.

De acordo com uma nota publicada no site do projecto Solar Impulse, o avião aterrou às 6h45 GMT, depois de sobrevoar a Baía de São Francisco e a Ponte Golden Gate,

O aparelho, pilotado por Bertrand Piccard e André Borschberg, realizou um voo de três dias e três noites a partir do Havaí, num um percurso de 4.528 quilómetros.

Segundo a agência EFE, a jornada sofreu um grande percalço na chegada ao Havaí, onde a aeronave teve de ficar por quase 300 dias para solucionar as avarias surgidas no longo voo feito do Japão ao arquipélago.

O avião solar tinha partido da cidade japonesa de Nagóia a 28 de junho do ano passado e realizou um voo recorde, durante cinco dias e noites, num total de quase 118 horas e 8.900 quilómetros, até à ilha americana do Havaí.

A dureza do voo e das condições atmosféricas danificaram as baterias e a equipa aproveitou a paragem no Havaí para as reparar, incorporar tecnologia melhorada e realizar vários testes.

A ideia do Solar Impulse é sensibilizar e convencer os governos do mundo inteiro a optar por soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

O Solar Impulse 2 está equipado com 17 mil células fotovoltaicas e baterias recarregáveis de lítio, que permitem que voe à noite, e alcança velocidades que variam entre os 50 e 100 quilómetros por hora.

As suas asas têm 72 metros de envergadura – pouco maior que a de um Boeing 747 – e pesa cerca de 2.3 toneladas, o equivalente a um automóvel ligeiro.

Está agora previsto que a aeronave siga para Nova York, de onde prosseguirá viagem para a Europa, norte da África e finalmente Abu Dhabi, onde a viagem começou, em março do ano passado

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …