Avião solar chega à Califórnia depois de atravessar o Pacífico

O Solar Impulse 2 sobrevoa a ponte Golden Gate em São Francisco

O avião Solar Impulse II, movido 100% a energia captada do Sol, aterrou este domingo na cidade de Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de atravessar o Oceano Pacífico.

O Solar Impulse II completou assim a etapa mais perigosa da sua tentativa de ser a primeira aeronave sem combustível ou emissão de poluentes a dar a volta ao mundo.

De acordo com uma nota publicada no site do projecto Solar Impulse, o avião aterrou às 6h45 GMT, depois de sobrevoar a Baía de São Francisco e a Ponte Golden Gate,

O aparelho, pilotado por Bertrand Piccard e André Borschberg, realizou um voo de três dias e três noites a partir do Havaí, num um percurso de 4.528 quilómetros.

Segundo a agência EFE, a jornada sofreu um grande percalço na chegada ao Havaí, onde a aeronave teve de ficar por quase 300 dias para solucionar as avarias surgidas no longo voo feito do Japão ao arquipélago.

O avião solar tinha partido da cidade japonesa de Nagóia a 28 de junho do ano passado e realizou um voo recorde, durante cinco dias e noites, num total de quase 118 horas e 8.900 quilómetros, até à ilha americana do Havaí.

A dureza do voo e das condições atmosféricas danificaram as baterias e a equipa aproveitou a paragem no Havaí para as reparar, incorporar tecnologia melhorada e realizar vários testes.

A ideia do Solar Impulse é sensibilizar e convencer os governos do mundo inteiro a optar por soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

O Solar Impulse 2 está equipado com 17 mil células fotovoltaicas e baterias recarregáveis de lítio, que permitem que voe à noite, e alcança velocidades que variam entre os 50 e 100 quilómetros por hora.

As suas asas têm 72 metros de envergadura – pouco maior que a de um Boeing 747 – e pesa cerca de 2.3 toneladas, o equivalente a um automóvel ligeiro.

Está agora previsto que a aeronave siga para Nova York, de onde prosseguirá viagem para a Europa, norte da África e finalmente Abu Dhabi, onde a viagem começou, em março do ano passado

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …