Avião solar chega à Califórnia depois de atravessar o Pacífico

O Solar Impulse 2 sobrevoa a ponte Golden Gate em São Francisco

O avião Solar Impulse II, movido 100% a energia captada do Sol, aterrou este domingo na cidade de Mountain View, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de atravessar o Oceano Pacífico.

O Solar Impulse II completou assim a etapa mais perigosa da sua tentativa de ser a primeira aeronave sem combustível ou emissão de poluentes a dar a volta ao mundo.

De acordo com uma nota publicada no site do projecto Solar Impulse, o avião aterrou às 6h45 GMT, depois de sobrevoar a Baía de São Francisco e a Ponte Golden Gate,

O aparelho, pilotado por Bertrand Piccard e André Borschberg, realizou um voo de três dias e três noites a partir do Havaí, num um percurso de 4.528 quilómetros.

Segundo a agência EFE, a jornada sofreu um grande percalço na chegada ao Havaí, onde a aeronave teve de ficar por quase 300 dias para solucionar as avarias surgidas no longo voo feito do Japão ao arquipélago.

O avião solar tinha partido da cidade japonesa de Nagóia a 28 de junho do ano passado e realizou um voo recorde, durante cinco dias e noites, num total de quase 118 horas e 8.900 quilómetros, até à ilha americana do Havaí.

A dureza do voo e das condições atmosféricas danificaram as baterias e a equipa aproveitou a paragem no Havaí para as reparar, incorporar tecnologia melhorada e realizar vários testes.

A ideia do Solar Impulse é sensibilizar e convencer os governos do mundo inteiro a optar por soluções tecnológicas que permitam preservar o meio ambiente.

O Solar Impulse 2 está equipado com 17 mil células fotovoltaicas e baterias recarregáveis de lítio, que permitem que voe à noite, e alcança velocidades que variam entre os 50 e 100 quilómetros por hora.

As suas asas têm 72 metros de envergadura – pouco maior que a de um Boeing 747 – e pesa cerca de 2.3 toneladas, o equivalente a um automóvel ligeiro.

Está agora previsto que a aeronave siga para Nova York, de onde prosseguirá viagem para a Europa, norte da África e finalmente Abu Dhabi, onde a viagem começou, em março do ano passado

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …