Piloto do Solar Impulse 2 entra para a história da aviação

borschberg / Facebook

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2.

O piloto do avião Solar Impulse 2, o suíço André Borschberg, entrou para a história da aviação ao realizar um voo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que está a empreender à volta do mundo.

André Borschberg, de 62 anos, classificou o voo sobre o Pacífico, cujo percurso rondou os 8.200 quilómetros feitos na cabine do avião de lugar único, como “uma viagem ao interior”.

O voo permitiu que se sentasse aos comandos do aparelho e fazer “umas sestas de gato”, de 20 minutos. Nesses breves momentos de descanso, usava braçadeiras de vibração ligadas ao piloto automático do avião para despertar ao menor sinal de anomalia.

Esta “será uma oportunidade de me descobrir a mim mesmo”, disse o aviador no momento da partida para a viagem entre o Japão e o Havai, a qual corresponde à mais longa das etapas dos 35.000 quilómetros que o ‘Solar Impulse 2’ está a fazer à volta do mundo.

@andreborschberg / Twitter

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2, ao voar a solo durante 5 dias seguidos

“O piloto suíço, embora visivelmente fatigado, demonstrou um grande profissionalismo nos contactos com a base e manteve-se sempre calmo e concentrado nos momentos finais do percurso” refere a AFP com base nas filmagens em direto providenciadas pela página da internet da organização.

Esta travessia conferiu a André Borschberg o título de recordista mundial de voo solitário, pertencente anteriormente ao empresário norte-americano do Tennessee, Steve Fossett, falecido 2007, que cumpriu 76 horas e 45 minutos em 2006 numa volta ao mundo feita num balão de ar quente.

O desafio do ‘Solar Impulse 2’ começou a 9 de março, em Abu Dhabi, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares incrustadas nas suas asas de 72 metros de comprimento, da mesma dimensão de um Airbus A380, mas no caso do ‘Solar Impulse 2’ estas são de fibra de carbono e pesam 2,5 toneladas, menos de 1% do peso do Airbus.

Solar Impulse / Rezo.ch

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo - e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo – e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

André Borschberg, nascido em Zurique a 13 de dezembro de 1952, estudou na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde obteve uma licenciatura em engenharia mecânica e termodinâmica e completou a sua formação nos Estados Unidos da América, na área da gestão.

Foi piloto de caças no exército, e o seu primeiro trabalho na vida civil foi o de consultor na multinacional norte-americana McKinsey.

Posteriormente, o piloto que agora detém o record do voo mais longo a solo lançou por sua conta duas start-ups, e cofundou uma empresa especializada em microprocessadores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …

Desatualizados e com erros. IA vai vasculhar milhares de documentos da Casa Branca

O Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) disse que as agências federais vão usar inteligência artificial (IA) para eliminar requisitos desatualizados, obsoletos e inconsistentes em dezenas de milhares de páginas de regulamentos …