Piloto do Solar Impulse 2 entra para a história da aviação

borschberg / Facebook

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2.

O piloto do avião Solar Impulse 2, o suíço André Borschberg, entrou para a história da aviação ao realizar um voo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que está a empreender à volta do mundo.

André Borschberg, de 62 anos, classificou o voo sobre o Pacífico, cujo percurso rondou os 8.200 quilómetros feitos na cabine do avião de lugar único, como “uma viagem ao interior”.

O voo permitiu que se sentasse aos comandos do aparelho e fazer “umas sestas de gato”, de 20 minutos. Nesses breves momentos de descanso, usava braçadeiras de vibração ligadas ao piloto automático do avião para despertar ao menor sinal de anomalia.

Esta “será uma oportunidade de me descobrir a mim mesmo”, disse o aviador no momento da partida para a viagem entre o Japão e o Havai, a qual corresponde à mais longa das etapas dos 35.000 quilómetros que o ‘Solar Impulse 2’ está a fazer à volta do mundo.

@andreborschberg / Twitter

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2, ao voar a solo durante 5 dias seguidos

“O piloto suíço, embora visivelmente fatigado, demonstrou um grande profissionalismo nos contactos com a base e manteve-se sempre calmo e concentrado nos momentos finais do percurso” refere a AFP com base nas filmagens em direto providenciadas pela página da internet da organização.

Esta travessia conferiu a André Borschberg o título de recordista mundial de voo solitário, pertencente anteriormente ao empresário norte-americano do Tennessee, Steve Fossett, falecido 2007, que cumpriu 76 horas e 45 minutos em 2006 numa volta ao mundo feita num balão de ar quente.

O desafio do ‘Solar Impulse 2’ começou a 9 de março, em Abu Dhabi, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares incrustadas nas suas asas de 72 metros de comprimento, da mesma dimensão de um Airbus A380, mas no caso do ‘Solar Impulse 2’ estas são de fibra de carbono e pesam 2,5 toneladas, menos de 1% do peso do Airbus.

Solar Impulse / Rezo.ch

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo - e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo – e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

André Borschberg, nascido em Zurique a 13 de dezembro de 1952, estudou na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde obteve uma licenciatura em engenharia mecânica e termodinâmica e completou a sua formação nos Estados Unidos da América, na área da gestão.

Foi piloto de caças no exército, e o seu primeiro trabalho na vida civil foi o de consultor na multinacional norte-americana McKinsey.

Posteriormente, o piloto que agora detém o record do voo mais longo a solo lançou por sua conta duas start-ups, e cofundou uma empresa especializada em microprocessadores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …