Piloto do Solar Impulse 2 entra para a história da aviação

borschberg / Facebook

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2.

O piloto do avião Solar Impulse 2, o suíço André Borschberg, entrou para a história da aviação ao realizar um voo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que está a empreender à volta do mundo.

André Borschberg, de 62 anos, classificou o voo sobre o Pacífico, cujo percurso rondou os 8.200 quilómetros feitos na cabine do avião de lugar único, como “uma viagem ao interior”.

O voo permitiu que se sentasse aos comandos do aparelho e fazer “umas sestas de gato”, de 20 minutos. Nesses breves momentos de descanso, usava braçadeiras de vibração ligadas ao piloto automático do avião para despertar ao menor sinal de anomalia.

Esta “será uma oportunidade de me descobrir a mim mesmo”, disse o aviador no momento da partida para a viagem entre o Japão e o Havai, a qual corresponde à mais longa das etapas dos 35.000 quilómetros que o ‘Solar Impulse 2’ está a fazer à volta do mundo.

@andreborschberg / Twitter

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2, ao voar a solo durante 5 dias seguidos

“O piloto suíço, embora visivelmente fatigado, demonstrou um grande profissionalismo nos contactos com a base e manteve-se sempre calmo e concentrado nos momentos finais do percurso” refere a AFP com base nas filmagens em direto providenciadas pela página da internet da organização.

Esta travessia conferiu a André Borschberg o título de recordista mundial de voo solitário, pertencente anteriormente ao empresário norte-americano do Tennessee, Steve Fossett, falecido 2007, que cumpriu 76 horas e 45 minutos em 2006 numa volta ao mundo feita num balão de ar quente.

O desafio do ‘Solar Impulse 2’ começou a 9 de março, em Abu Dhabi, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares incrustadas nas suas asas de 72 metros de comprimento, da mesma dimensão de um Airbus A380, mas no caso do ‘Solar Impulse 2’ estas são de fibra de carbono e pesam 2,5 toneladas, menos de 1% do peso do Airbus.

Solar Impulse / Rezo.ch

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo - e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo – e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

André Borschberg, nascido em Zurique a 13 de dezembro de 1952, estudou na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde obteve uma licenciatura em engenharia mecânica e termodinâmica e completou a sua formação nos Estados Unidos da América, na área da gestão.

Foi piloto de caças no exército, e o seu primeiro trabalho na vida civil foi o de consultor na multinacional norte-americana McKinsey.

Posteriormente, o piloto que agora detém o record do voo mais longo a solo lançou por sua conta duas start-ups, e cofundou uma empresa especializada em microprocessadores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …