Piloto do Solar Impulse 2 entra para a história da aviação

borschberg / Facebook

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2

André Borschberg (D) e Bertrand Piccard (E), pilotos do Solar Impulse 2.

O piloto do avião Solar Impulse 2, o suíço André Borschberg, entrou para a história da aviação ao realizar um voo de mais de 120 horas, na etapa Japão-Havai, na viagem que está a empreender à volta do mundo.

André Borschberg, de 62 anos, classificou o voo sobre o Pacífico, cujo percurso rondou os 8.200 quilómetros feitos na cabine do avião de lugar único, como “uma viagem ao interior”.

O voo permitiu que se sentasse aos comandos do aparelho e fazer “umas sestas de gato”, de 20 minutos. Nesses breves momentos de descanso, usava braçadeiras de vibração ligadas ao piloto automático do avião para despertar ao menor sinal de anomalia.

Esta “será uma oportunidade de me descobrir a mim mesmo”, disse o aviador no momento da partida para a viagem entre o Japão e o Havai, a qual corresponde à mais longa das etapas dos 35.000 quilómetros que o ‘Solar Impulse 2’ está a fazer à volta do mundo.

@andreborschberg / Twitter

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2

André Borschberg entrou para a história da aviação com o Solar Impulse 2, ao voar a solo durante 5 dias seguidos

“O piloto suíço, embora visivelmente fatigado, demonstrou um grande profissionalismo nos contactos com a base e manteve-se sempre calmo e concentrado nos momentos finais do percurso” refere a AFP com base nas filmagens em direto providenciadas pela página da internet da organização.

Esta travessia conferiu a André Borschberg o título de recordista mundial de voo solitário, pertencente anteriormente ao empresário norte-americano do Tennessee, Steve Fossett, falecido 2007, que cumpriu 76 horas e 45 minutos em 2006 numa volta ao mundo feita num balão de ar quente.

O desafio do ‘Solar Impulse 2’ começou a 9 de março, em Abu Dhabi, com o objetivo de promover o uso de energias renováveis, especialmente a energia solar.

O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares incrustadas nas suas asas de 72 metros de comprimento, da mesma dimensão de um Airbus A380, mas no caso do ‘Solar Impulse 2’ estas são de fibra de carbono e pesam 2,5 toneladas, menos de 1% do peso do Airbus.

Solar Impulse / Rezo.ch

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo - e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

Nunca um homem tinha voado tanto tempo a solo – e num avião movido a energia solar com uma autonomia maior que a de um avião a jacto

André Borschberg, nascido em Zurique a 13 de dezembro de 1952, estudou na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde obteve uma licenciatura em engenharia mecânica e termodinâmica e completou a sua formação nos Estados Unidos da América, na área da gestão.

Foi piloto de caças no exército, e o seu primeiro trabalho na vida civil foi o de consultor na multinacional norte-americana McKinsey.

Posteriormente, o piloto que agora detém o record do voo mais longo a solo lançou por sua conta duas start-ups, e cofundou uma empresa especializada em microprocessadores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …