Avião solar vai dar volta ao mundo sem gastar um único litro de combustível

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

Um avião movido a energia solar vai dar a volta ao mundo sem gastar qualquer litro de combustível. A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, mas tudo depende do tempo.

Este peculiar avião é alimentado por painéis fotovoltaicos situados nas asas, com mais de 17 mil células solares embutidas. Asas que medem 72 metros, quase tanto como as do “Superjumbo” Airbus A380. Mas o peso deste veículo aéreo é muito inferior ao do avião comercial, pesando apenas cerca de 2,3 toneladas.

O “Solar Impulse 2” tem feito vários voos de teste, um dos quais pelos EUA, numa viagem de 26 horas a uma velocidade média de 70 km/hora e a uma altitude de 9 mil metros.

Ideia dos suíços Bertrand Piccard, psiquiatra e responsável pela primeira volta ao mundo de balão sem escalas, e André Borschberg, um piloto, o projecto levou 13 anos a pôr em prática, depois de muitas adversidades e, nomeadamente da falta de confiança e até dos comentários jocosos de elementos da indústria da aviação.

Com o apoio do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça, e de várias empresas, como são exemplos a Bayer e o Deutsche Bank, o projecto custou mais de 72 milhões de euros, de acordo com dados do jornal inglês Telegraph.

A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, no Golfo Pérsico, se o tempo ajudar.

Veja imagens da viagem de teste que este avião solar fez pelos Alpes suíços, em Junho de 2014.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …