Avião solar vai dar volta ao mundo sem gastar um único litro de combustível

@solarimpulse / Twitter

O Solar Impulse 2 em Abu Dhabi

Um avião movido a energia solar vai dar a volta ao mundo sem gastar qualquer litro de combustível. A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, mas tudo depende do tempo.

Este peculiar avião é alimentado por painéis fotovoltaicos situados nas asas, com mais de 17 mil células solares embutidas. Asas que medem 72 metros, quase tanto como as do “Superjumbo” Airbus A380. Mas o peso deste veículo aéreo é muito inferior ao do avião comercial, pesando apenas cerca de 2,3 toneladas.

O “Solar Impulse 2” tem feito vários voos de teste, um dos quais pelos EUA, numa viagem de 26 horas a uma velocidade média de 70 km/hora e a uma altitude de 9 mil metros.

Ideia dos suíços Bertrand Piccard, psiquiatra e responsável pela primeira volta ao mundo de balão sem escalas, e André Borschberg, um piloto, o projecto levou 13 anos a pôr em prática, depois de muitas adversidades e, nomeadamente da falta de confiança e até dos comentários jocosos de elementos da indústria da aviação.

Com o apoio do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça, e de várias empresas, como são exemplos a Bayer e o Deutsche Bank, o projecto custou mais de 72 milhões de euros, de acordo com dados do jornal inglês Telegraph.

A aventura do “Solar Impulse 2” deverá começar no próximo sábado, no Golfo Pérsico, se o tempo ajudar.

Veja imagens da viagem de teste que este avião solar fez pelos Alpes suíços, em Junho de 2014.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …