Solar Impulse 2, o avião solar projetado para dar volta ao mundo, faz o primeiro voo

O Solar Impulse 2, um avião movido a energia solar, projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de teste na manhã desta segunda-feira, na Suíça.

O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e regressou duas horas mais tarde.

A aeronave é uma versão maior e melhorada de um outro avião, que cruzou os Estados Unidos o ano passado levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine de pilotagem.

O piloto de testes Markus Scherdel, que comandou a missão desta segunda-feira, voou a uma altitude de 1,8 mil metros, realizando uma série de manobras para testar a aeronave.

Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos.

“Os resultados iniciais parecem estar de acordo com os cálculos e simulações”, informou um comunicado divulgado posteriormente pela equipe.

Robert W. Mann, Jr. / Twitter

Solar Impulse 2

Solar Impulse 2

Desafio

Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.

“Hoje é um grande dia para a equipe do Solar Impulse”, disse Piccard à BBC.

“Um avião como esse é absolutamente único. E, pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível, dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a dependência em combustíveis fósseis (…) e resolver o problema da poluição”.

A aeronave é feita de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas.

A superfície das asas é coberta por 17 mil células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de atingir velocidades de 140 km por hora.

Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio que, à noite, mantêm os motores em funcionamento.

O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião tripulado movido a energia solar – 26 horas.

Outros recordes foram o de primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior distância coberta por voo pilotado de nave movida a energia solar (drones movidos a energia solar são capazes de ficar no ar durante semanas).

Este último recorde foi estabelecido durante a épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em maio, junho e julho do ano passado.

Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo quando comparado com a complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a equipe do Solar Impulse 2 planeia fazer, que terá de incluir uma passagem sobre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Para cruzar o Pacífico, por exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.

A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire sonecas curtas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …