Solar Impulse 2, o avião solar projetado para dar volta ao mundo, faz o primeiro voo

O Solar Impulse 2, um avião movido a energia solar, projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de teste na manhã desta segunda-feira, na Suíça.

O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e regressou duas horas mais tarde.

A aeronave é uma versão maior e melhorada de um outro avião, que cruzou os Estados Unidos o ano passado levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine de pilotagem.

O piloto de testes Markus Scherdel, que comandou a missão desta segunda-feira, voou a uma altitude de 1,8 mil metros, realizando uma série de manobras para testar a aeronave.

Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos.

“Os resultados iniciais parecem estar de acordo com os cálculos e simulações”, informou um comunicado divulgado posteriormente pela equipe.

Robert W. Mann, Jr. / Twitter

Solar Impulse 2

Solar Impulse 2

Desafio

Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.

“Hoje é um grande dia para a equipe do Solar Impulse”, disse Piccard à BBC.

“Um avião como esse é absolutamente único. E, pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível, dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a dependência em combustíveis fósseis (…) e resolver o problema da poluição”.

A aeronave é feita de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas.

A superfície das asas é coberta por 17 mil células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de atingir velocidades de 140 km por hora.

Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio que, à noite, mantêm os motores em funcionamento.

O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião tripulado movido a energia solar – 26 horas.

Outros recordes foram o de primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior distância coberta por voo pilotado de nave movida a energia solar (drones movidos a energia solar são capazes de ficar no ar durante semanas).

Este último recorde foi estabelecido durante a épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em maio, junho e julho do ano passado.

Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo quando comparado com a complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a equipe do Solar Impulse 2 planeia fazer, que terá de incluir uma passagem sobre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Para cruzar o Pacífico, por exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.

A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire sonecas curtas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …