Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Homem Gouveia / Lusa

Airbus 310 da Força Aérea da Alemanha, Luftwaffe, que transportou os feridos no acidente da Madeira

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência que durou duas horas.

“Cada doente saiu com um intervalo de 20 minutos do Hospital Central do Funchal. Não perdemos muito tempo: o primeiro doente partiu cerca das 08:40 do hospital e chegou ao aeroporto, a cerca de 15 quilómetros, às 09:05”, disse o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, indicando que o último doente entrou no avião cerca das 11:30.

O governante vincou, em conferência de imprensa no aeroporto, que a operação foi montada com “muita seriedade e muita responsabilidade” pelo Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) e pela Proteção Civil, tendo envolvido ambulâncias de seis corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa.

Transferimos 12 doentes, foram os doentes que o staff clínico madeirense e o staff clínico alemão entenderam que estavam em condições de viajar, não porque tivessem más condições de tratamento na Região Autónoma da Madeira, mas por uma questão de humanização, de regressarem rapidamente à sua terra natal, à sua pátria, com a sua língua, com os seus familiares”, disse Pedro Ramos.

No Hospital Central do Funchal continua internada uma cidadã alemã, nos cuidados intensivos, bem como o motorista do autocarro e a guia, ambos de nacionalidade portuguesa, sendo o seu estado de saúde considerado estável, mas ainda sem previsão de alta.

O secretário regional da Saúde indicou, por outro lado, que as autópsias às 29 vítimas mortais do acidente estão concluídas, indicando que a identificação deverá estar finalizada dentro de 48 horas, iniciando-se depois o processo de transladação dos corpos.

Pedro Ramos disse que o transporte dos cadáveres é responsabilidade do Governo português e será feito de uma única vez, mas não há ainda uma data prevista para o efeito.

O acidente com um autocarro turístico ocorrido quarta-feira, no Caniço, concelho de Santa Cruz, provocou 29 mortos. Das 28 vítimas que deram entrada no hospital na sequência do acidente, 11 tiveram alta, uma faleceu e 16 ficaram internadas, das quais 13 foram já transferidas para a Alemanha — uma na sexta-feira, e 12 hoje.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …