Avião hipersónico vai voar de Pequim a Nova Iorque em apenas 2 horas

Os testes aerodinâmicos da versão modernizada da aeronave demonstraram resultados “surpreendentes”.

Um grupo de investigadores chineses desenhou um avião ultrarrápido capaz de transportar dezenas de pessoas e toneladas de carga entre Pequim e Nova Iorque em apenas duas horas.

O veículo voará a velocidades hipersónicas, isto é, mais de 6.000 quilómetros por hora, de acordo com os promotores que trabalham num programa militar secreto chinês com as mesmas caraterísticas, informa a edição South China Morning Post.

Hoje em dia, um avião de passageiros normal demora cerca de 14 horas a percorrer os cerca de 11 mil quilómetros que separam as duas cidades.

Os investigadores da Academia de Ciências da China testaram o modelo de avião num túnel de vento que também tem sido utilizado para a avaliação aerodinâmica dos últimos protótipos de armas hipersónicas.

O ensaio, realizado a velocidade sete vezes maior do que a do som, revelou resultados surpreendentes, nomeadamente, uma resistência baixa e uma sustentação alta, comunica um relatório publicado no portal Science China.

A aeronave, batizada I-plane, é um biplano com um desenho de asas baseado nos aviões da Primeira Guerra Mundial. As asas inferiores saem a partir do meio da fuselagem. A asa superior, em forma de asa de morcego, estende-se até à cauda do avião.

Segundo os autores do projeto, a forma da aeronave vai permitir levantar cargas 25% maiores do que as carregadas pelas atuais aeronaves de igual envergadura.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …