/

Casal encontra (acidentalmente) destroços de um avião da 2.ª Guerra numa praia do Reino Unido

(cv) Debi Louise Hartley e Graham Holden / Facebook

Com décadas de fluxo e refluxo natural, as areias de Cleethorpes Beach, em Lincolnshire, no Reino Unido, acabaram de revelar os destroços de um avião de combate da 2.ª Guerra Mundial.

Para Debi Louise Hartleu e o seu parceiro Graham Holden, passear o seu cão no areal da Cleethorpes Beach era já rotina e o casal não esperava encontrar o que encontrou.

As areias recuadas revelaram os destroços de um avião de combate da 2.ª Guerra Mundial, aos quais o par tirar fotografias do naufrágio de 76 anos e publicá-las no Facebook, o que chamou a atenção dos profissionais da área.

No dia 31 de maio de 2020, domingo, a Marinha Real descobriu munição real nas entranhas do naufrágio e ações rápidas tiveram que ser tomadas. Segundo o The Grimsby Telegraph, uma equipa de descarte de bombas conduziu uma explosão controlada para neutralizar a munição a bordo do avião, ainda viva após 76 anos.

De acordo com a Fox News, o avião da Royal Air Force despenhou-se em abril de 1944, depois de descolar de uma cidade vizinha chamada North Coates.

Acredita-se que o avião seja um Bristol Beaufighter, que serviu de aeronave de ataque marítimo pelas forças britânicas durante a guerra. Conhecida como “morte sussurrante” os para seus inimigos, as velocidades de 300 quilómetros por hora e os motores relativamente silenciosos significavam certa desgraça para aqueles que encontravam estes aviões.

Esta aeronave pertencia ao esquadrão 254 e estava estacionada na RAF North Coates, a alguns quilómetros a sul de Cleethorpes antes do seu voo final, durante o qual os dois motores falharam após a descolagem.

“Nunca esperava encontrar algo assim na minha vida”, disse Holden. “É uma descoberta incrível. Fui lá na semana passada e não estava lá. Poderia ser coberto pela areia novamente em breve. Quem sabe quando será a próxima descoberta – talvez daqui a 80 anos ou mais?”.

Imperial War Museum

Holden e Hartley certificaram-se de fornecer as fotografias à Guarda Costeira de Cleethorpes para garantir que os destroços e o local da descoberta fossem corretamente documentados. “É bom saber que agora pode ser registado corretamente”, disse Holden.

A tripulação da aeronave sobreviveu milagrosamente ao pouso forçado sem ferimentos. O facto dos motores falharem logo após a decolagem deu aos pilotos uma oportunidade para lutar, uma vez que a sua altitude ainda não era fatalmente alta.

Ian Thirsk, chefe de coleções do Museu da RAF, confirmou que o número de série do avião era JM333.

A RAF North Coates foi fundada após a 1.ª Guerra Mundial, com uma pista a poucas centenas de metros do oceano. A base foi um importante centro para a Força Aérea Real durante a 2.ª Guerra Mundial, com patrulhas voadoras a atacar regularmente submarinos alemães e navios de transporte de armamento no Mar do Norte.

Quanto à RAF North Coates e aos que lutaram desde a sua base, 509 aviadores destacados perderam as suas vidas durante a guerra e outros 95 foram condecorados por bravura. Mais tarde, tornou-se um centro da Guerra Fria para mísseis antiaéreos Bloodhound, mas fechou-se nos anos 90, quando voltou à propriedade privada.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.