Casal encontra (acidentalmente) destroços de um avião da 2.ª Guerra numa praia do Reino Unido

(cv) Debi Louise Hartley e Graham Holden / Facebook

Com décadas de fluxo e refluxo natural, as areias de Cleethorpes Beach, em Lincolnshire, no Reino Unido, acabaram de revelar os destroços de um avião de combate da 2.ª Guerra Mundial.

Para Debi Louise Hartleu e o seu parceiro Graham Holden, passear o seu cão no areal da Cleethorpes Beach era já rotina e o casal não esperava encontrar o que encontrou.

As areias recuadas revelaram os destroços de um avião de combate da 2.ª Guerra Mundial, aos quais o par tirar fotografias do naufrágio de 76 anos e publicá-las no Facebook, o que chamou a atenção dos profissionais da área.

No dia 31 de maio de 2020, domingo, a Marinha Real descobriu munição real nas entranhas do naufrágio e ações rápidas tiveram que ser tomadas. Segundo o The Grimsby Telegraph, uma equipa de descarte de bombas conduziu uma explosão controlada para neutralizar a munição a bordo do avião, ainda viva após 76 anos.

De acordo com a Fox News, o avião da Royal Air Force despenhou-se em abril de 1944, depois de descolar de uma cidade vizinha chamada North Coates.

Acredita-se que o avião seja um Bristol Beaufighter, que serviu de aeronave de ataque marítimo pelas forças britânicas durante a guerra. Conhecida como “morte sussurrante” os para seus inimigos, as velocidades de 300 quilómetros por hora e os motores relativamente silenciosos significavam certa desgraça para aqueles que encontravam estes aviões.

Esta aeronave pertencia ao esquadrão 254 e estava estacionada na RAF North Coates, a alguns quilómetros a sul de Cleethorpes antes do seu voo final, durante o qual os dois motores falharam após a descolagem.

“Nunca esperava encontrar algo assim na minha vida”, disse Holden. “É uma descoberta incrível. Fui lá na semana passada e não estava lá. Poderia ser coberto pela areia novamente em breve. Quem sabe quando será a próxima descoberta – talvez daqui a 80 anos ou mais?”.

Imperial War Museum

Holden e Hartley certificaram-se de fornecer as fotografias à Guarda Costeira de Cleethorpes para garantir que os destroços e o local da descoberta fossem corretamente documentados. “É bom saber que agora pode ser registado corretamente”, disse Holden.

A tripulação da aeronave sobreviveu milagrosamente ao pouso forçado sem ferimentos. O facto dos motores falharem logo após a decolagem deu aos pilotos uma oportunidade para lutar, uma vez que a sua altitude ainda não era fatalmente alta.

Ian Thirsk, chefe de coleções do Museu da RAF, confirmou que o número de série do avião era JM333.

A RAF North Coates foi fundada após a 1.ª Guerra Mundial, com uma pista a poucas centenas de metros do oceano. A base foi um importante centro para a Força Aérea Real durante a 2.ª Guerra Mundial, com patrulhas voadoras a atacar regularmente submarinos alemães e navios de transporte de armamento no Mar do Norte.

Quanto à RAF North Coates e aos que lutaram desde a sua base, 509 aviadores destacados perderam as suas vidas durante a guerra e outros 95 foram condecorados por bravura. Mais tarde, tornou-se um centro da Guerra Fria para mísseis antiaéreos Bloodhound, mas fechou-se nos anos 90, quando voltou à propriedade privada.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …