Avião aterra de emergência com enorme buraco num motor

Avião Airbus A330-200 da China Eastern Airlines

Avião Airbus A330-200 da China Eastern Airlines

Uma aeronave da China Eastern Airlines, que fazia a rota entre Sydney, na Austrália, e Shanghai, na China, viu-se obrigada a regressar ao aeroporto da cidade australiana devido a um enorme buraco num dos motores.

Segundo a agência Reuters, que cita um porta-voz da companhia aérea chinesa, “a tripulação do voo MU736 observou uma situação anormal no motor esquerdo e decidiu regressar imediatamente ao aeroporto de Sydney”.

De acordo com Kathy Zhang, CEO da China Eastern Airlines todos os passageiros foram desembarcados em segurança e sem incidentes da aeronave, um Airbus A330-200 com capacidade para 335 passageiros. Não há feridos a lamentar.

Segundo testemunhas citadas pelo canal de televisão australiano Seven News, os passageiros “ouviram um enorme estrondo logo após o avião ter levantado voo, e sentiram um cheiro a queimado”.

Uma outra passageira conta que a tripulação imediatamente tratou de acalmar os passageiros, pedindo-lhes que voltassem a colocar os cintos de segurança.
Fiquei muito assustado“, disse um dos passageiros ouvido pelo canal australiano.

Fotografias postas entretanto a circular nas redes sociais mostram um enorme buraco, que parece ter sido causado por uma explosão, num dos lados da turbina do motor esquerdo da aeronave.

Se alguém pode ter razões para “ficar muito assustado”, são os passageiros do voo MU736 da China Eastern Airlines.

Australia Transport Safety Bureau, autoridade australiana de segurança dos transportes, iniciou entretanto uma investigação à ocorrência. Um porta-voz da Rolls-Royce, fabricante dos motores Trent-700 que equipam os Airbus A330-200, anunciou também entretanto que a empresa está “a trabalhar de perto” com o seu cliente para apurar a causa do incidente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …