“Destruição do Aves”. Estádio arrombado e a equipa parada frente ao Benfica (até o troféu da Taça sumiu)

As chaves do autocarro da equipa desapareceram, foi preciso arrombar o Estádio para receber o jogo com o Benfica e o encontro da penúltima jornada da Liga começou com os jogadores parados em protesto contra a situação que se vive no Desportivo das Aves. A meio do desafio com os encarnados, descobriu-se que o troféu da Taça de Portugal desapareceu.

A situação que se vive no Desportivo das Aves é quase inacreditável. O clube tem salários em atraso há três meses e o jogo contra o Benfica, da penúltima jornada da Liga, esteve em risco de não se realizar.

A falta de pagamento do seguro impedia a realização do desafio. À última hora, arranjou-se o dinheiro, com o presidente do clube, António Freitas, a assumir a conta, o que permitiu a realização dos testes à covid-19 obrigatórios e, consequentemente, a realização da partida.

Mas esse acabou por ser apenas um dos problemas do Aves. Antes da recepção ao Benfica, as chaves do autocarro da equipa desapareceram depois de os médicos do clube terem sido despedidos por telefone.

Os jogadores do clube tiveram que ir para o Estádio a pé, nos seus carros ou de táxi. Mas à chegada, as portas do Estádio estavam fechadas a cadeado.

Assim, foi necessário que o advogado do clube pedisse “uma autorização a um juiz que a passou em tempo útil de a GNR chegar e rebentar as fechaduras“, como relata o Tribuna Expresso.

Para lá disso, os balneários das duas equipas “encontravam-se desarrumados” e foi preciso garantir “a presença de um polícia de piquete junto ao gerador, para prevenir azares inesperados – como a quebra da luz”, relata ainda o Tribuna Expresso.

O jogo com o Benfica acabou por começar com um minuto de protesto dos jogadores do Aves que ficaram imóveis, manifestando o desagrado com a situação do clube e com os salários em atraso.

Os suplentes do Aves ficaram abraçados junto à equipa técnica e os jogadores do Benfica limitaram-se a trocar a bola, em solidariedade para com os rivais, acabando a aplaudir os adversários.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1285679171453227010

Entretanto, durante o jogo, descobriu-se que o troféu da Taça de Portugal, conquistado pelo Aves em 2018, na final contra o Sporting, sumiu da estante onde se encontrava. E não se sabe onde se encontra.

“Destruição de um clube com 90 anos”

Os guarda-redes Quentin Beunardeau e Raphael Aflalo, o defesa Jonathan Buatu, os médios Aaron Tshibola, Estrela e Pedro Delgado e os avançados Kevin Yamga e Welinton Júnior já entregaram cartas de rescisão à administração da SAD do Aves que é liderada pelo empresário chinês Wei Zhao, após ter vencido o terceiro mês seguido de salários em atraso.

O avançado iraniano Mohammadi já não tem treinado no clube e não foi opção para o jogo com o Benfica. A sua transferência poderia ser um bom negócio para a SAD, mas avizinha-se que seja “mais um pesadelo”, como vinca O Jogo.

A accionista minoritária da SAD do Aves, Estrela Costa, que é gestora da Sociedade, será proprietária de parte do passe de Mohammadi, como nota aquele desportivo.

“Nem sei se ela [Estrela Costa] já o vendeu”, acusou António Freitas numa conferência de imprensa.

O presidente do Aves considera que Estrela Costa “tem de ser banida”. “Esta senhora devia ter vergonha de entrar nesta terra e neste estádio. Esta senhora e o presidente Wei Zhao, que não manda nada, pois ela é que me disse que articula tudo isto”, lamenta António Freitas que fala na “destruição de um clube com 90 anos”.

“Fui um mecenas durante anos para que nunca se falasse de um cêntimo de dívida a um trabalhador”, atira ainda o presidente, frisando que o Aves tem pessoas “com salário mínimo que não recebem há 3 meses“.

Também o antigo dirigente do Aves, Carlos Valente, critica a SAD do clube e Estrela Costa, considerando que é preciso evitar consequências mais graves do que a descida de divisão. Este responsável receia que o clube não consiga inscrever-se na II Liga, o que o relegaria para as divisões amadoras.

O papel de Estrela Costa

A SAD do Aves é controlada em 89,9% pelo grupo Galaxy Believers, com o clube a deter apenas 10%.

Na presidência da SAD encontra-se o empresário chinês Wei Zhao que disse em entrevista ao O Jogo em Junho de 2019, que já tinha investido “mais de dez milhões de euros” no Aves.

Na época passada, também chegou a haver problemas de salários em atraso, mas o empresário chinês dizia, na mesma entrevista, que “até Janeiro” deste ano o clube devia “ter tudo liquidado”, alcançando uma situação financeira estável.

No meio da crise no Aves, o nome de Estrela Costa é fundamental. Ela tem sido o rosto da SAD e há quem diga, como é o caso do presidente do clube, que é ela quem manda verdadeiramente na estrutura.

Estrela Costa, que foi casada com o guarda-redes Rui Sacramento, actualmente no Pedras Rubras, surgiu na vida do Aves como empresária do treinador Augusto Inácio, em 2018, quando este assinou pelo clube.

A empresária foi assumindo protagonismo no clube e acabou por se tornar directora-executiva. Foi demitida dessas funções em Março passado.

Um mês depois da sua saída, surgiram nas redes sociais áudios com alegadas chamadas telefónicas entre Estrela Costa e Wei Zhao, onde ela ameaçará o empresário chinês de que vai “contar tudo” ao presidente do Desportivo de Chaves pela alegada viciação de jogos da época passada. “Três jogos que tu vendeste”, diz a voz gravada que será de Estrela Costa.

Depois da revelação destes áudios, Estrela Costa voltou à SAD em Maio passado e com poderes reforçados, depois de adquirir 10% das acções do grupo Galaxy Believers. Além de accionista, tornou-se também gestora.

Para lá das funções na SAD, mantém “publicamente uma relação com Wei Zhao e apresenta-se como mulher do proprietário da SAD do Desp. Aves”, segundo avança o Record.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …